Obras no córrego do Turi seguem aceleradas em Jacareí

Obras estavam paradas desde 2015, quando a municipalidade rompeu o contrato com a empresa vencedora da licitação


Seguem em ritmo acelerado as obras de despoluição do córrego do Turi, principal afluente do Rio Paraíba que cruza a área urbana de Jacareí . Quem passa na Avenida Nilo Máximo já tem visto, desde o início do mês de maio, todo o trabalho em desenvolvimento.

As obras estavam paradas desde 2015, quando a municipalidade rompeu o contrato com a empresa vencedora da licitação. Para a Prefeitura, essa retomada  é o primeiro passo para uma importante obra no combate a enchente da cidade.

A despoluição do córrego é considerada o maior projeto de saneamento da história de Jacareí e contou com investimentos que superam os quinze milhões de reais. Consta do projeto a criação de três piscinões no córrego do Turi, localizados nos bairros do Jardim Pitoresco, Jardim do Marquês e Parque dos Príncipes (região leste).

"O projeto visa represar o córrego antes de ele chegar nestes pontos, para evitar que ele encha e alague estas regiões", explicou o secretário de Governo, Celso Florêncio.

O córrego recebe atualmente metade do esgoto doméstico da cidade. Com a obra, Jacareí passará de 20% para 70% de esgoto tratado. O córrego passa por bairros adensados como a Siqueira Campos, Parque Itamaraty e Parque da Cidade, desaguando no Jardim Paraíba.

O prazo para a conclusão dos serviços no córrego do Turi é para janeiro de 2020.