Pandemia impulsiona migração de empresas e pequenos negócios ao mundo digital

Nova geração



A pandemia do coronavírus chegou, e para desacelerar seu avance, os governos estabeleceram medidas estritas de isolamento e distanciamento social.

Com isso, as pessoas foram forçadas a realizar muitas das suas atividades de forma remota, como trabalhar, estudar fazer compras ou se divertir.

A mudança nos hábitos dos consumidores forçou as empresas e pequenos negócios a se voltar para o mundo digital para se adaptar ao contexto e poder oferecer seus produtos e serviços.

Pelo risco de contágio nos pontos físicos, as plataformas virtuais passaram a ser simples vitrines a ser as únicas lojas abertas.

Diante de uma situação complexa, a pandemia trouxe algumas oportunidades que podem ser encaradas como positivas: várias empresas já tinham considerado a implementação dos serviços e ventas online e as restrições foram um empurrão para concretizar a decisão.

Algumas indústrias que tiveram que se adaptar ao mundo digital

As empresas de saúde, seguindo a recomendação dos especialistas de que as pessoas não devem ir ao hospital a não ser por casos graves ou sintomas de coronavírus, criaram plataformas online para o atendimento dos pacientes.

O médico, do outro da tela, tem acesso ao cadastro e a todas as informações do paciente. Isso evita o descolamento e o risco que significa ir ao hospital e aumenta a capacidade de atendimento do médico, entre outros benefícios.

Por outro lado, para manter os alunos engajados, e com as academias fechadas há meses, as empresas e profissionais do mundo fitness procuraram estratégias no mundo online.

Algumas abordagens, como as famosas lives, são feitas de forma gratuita para nao perder o interesse dos alunos (pensando a longo prazo), mas também há opções de aulas online ou gravadas pagando uma mensalidade e utilizando sites com acesso por medio de usuário e senha. 

Outras plataformas que já estavam na internet verificaram um crescimento muito importante. Com a impossibilidade de encontros sociais e aglomerações, os sites de relacionamento, como fdating.com, estão mais em alta do que nunca.

O níveis de solidão que já prevaleciam na nossa cultura aumentaram e o envolvimento com esse tipo de plataformas alivia muito a tensão do isolamento. Elas permitem ficar em casa e interagir com gente ao mesmo tempo. O que importa já não é apenas organizar um encontro na vida real mas também ter experiências online.

Comportamento dos internautas

Os consumidores que não tinham o hábito de utilizar serviços ou fazer compras pela internet, se adaptaram às novas regras e migraram em massa para o mundo online. Isso gerou uma demanda inesperada por alimentos, roupas, ferramentas e artigos de decoração, entre outros.

Muitas pessoas tinham preconceitos na hora de utilizar ferramentas digitais, mas descobriram que não é tão trágico assim e aliás, que traz muitos benefícios. Afinal, a vida segue e é preciso achar opções. É a nova normalidade digital em período de quarentena.

Fica a pergunta de se a utilização das interfaces realmente irá continuar quando tenham acabado as medidas de distanciamento social recomendadas.

Mas tudo indica que essa mudança gradativa nos hábitos de consumo chegou para ficar. A partir de experiências favoráveis, muitos consumidores estão se acostumando a comprar e utilizar serviços online.

É importante que as empresas pensem em longo prazo e aproveitem esse momento para a difusão das suas marcas e o estudo do perfil dos seus clientes.