Paróquia faz "drive-thru" com bênção aos trabalhadores em Pindamonhangaba

Ação celebra Dia do Trabalhador com bênção e conscientização sobre dengue e coronavírus. Celebrações com presença de público estão suspensas há mais de um mês no município


Para marcar o dia do trabalhador, a Paróquia São Vicente de Paulo, em Pindamonhangaba (SP), vai realizar amanhã, sexta-feira (1º), uma bênção às carteiras de trabalho. A ação, que tradicionalmente acontece dentro das igrejas, neste ano terá formato drive-thru. A medida quer preservar a saúde dos fiéis evitando aglomerações, mas ao mesmo tempo manter a tradição que homenageia São José Operário, padroeiro dos trabalhadores. 

"Tendo essa referência a São José como operário, é mais do que oportuno realizar a bênção do trabalhador nesta data a ele dedicada. Isso em consonância com o calendário civil que celebra, além do santo, todos os trabalhadores", explica o administrador da Paróquia São Vicente de Paulo, padre Gabriel Henrique de Castro. O religioso participará do ato junto ao padre Marcelo Emídio, sacerdote que também atua na Paróquia.

Para participar, o fiel deve se dirigir de carro até a Capela de Santa Rita, no bairro Vale das Acácias, das 10h às 13h. Basta apresentar a carteira de trabalho ao sacerdote que realizará uma breve oração de bênção e, em seguida, a aspersão com água benta. Não é necessário descer do veículo.

Equipes da Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba também vão atuar na cerimônia. Os profissionais vão realizar ações de conscientização sobre o novo coronavírus e a dengue. O município registra atualmente 18 casos confirmados de Covid-19 e outros 1187 de dengue.

Além de abençoar aqueles que já trabalham a ação também quer levar conforto a quem se encontra desempregado. De acordo com o Ministério da Economia, 5 milhões de trabalhadores formais tiveram seus empregos afetados pela pandemia do novo coronavírus. Destes, quase 1 milhão ficaram aptos a solicitar o seguro-desemprego - uma alta de 16% em relação ao ano passado. Desde o início de abril, outros 4,3 milhões tiveram o contrato suspenso ou jornadas e salários reduzidos por até três meses. 

"Diante de tamanho aumento de desempregados em todo o Brasil, conceder esta bênção é renovar a esperança para que estes homens e mulheres consigam trabalho para sustentar, muitas vezes, não somente a si, mas suas famílias! Também podemos dizer que está bênção é como um clamor pela vida de inúmeros brasileiros que, sem emprego, sofrem neste momento", afirma padre Gabriel.

Quem não possuir veículo poderá receber a bênção em casa, por meio das redes sociais. No município, as celebrações religiosas com a presença de público estão suspensas desde o dia 20 de março. Desde então a paróquia tem apostado em transmissões online para se comunicar com os fiéis. 

Também no dia 1º, às 19h30, a missa em louvor a São José será transmitida pelas redes sociais da Paróquia e contará com a bênção aos trabalhadores. Esta, porém, sem a água benta.