Pinda é a primeira cidade paulista a aderir ao Pacto de Combate ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial

Município também aderiu à Rede Global de Cidades Antirracistas


Em abril deste ano, o prefeito de Pindamonhangaba Dr. Isael Domingues assinou o Pacto de Combate ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial e a Rede Global de Cidades Antirracistas, tornando Pindamonhangaba a primeira cidade do Estado de São Paulo a integrar o Pacto e a Rede Global de Cidades Antirracistas, o que faz do município uma pioneira nas causas de promoção racial e combate ao racismo e todas as formas de discriminação.

Em 28 de julho, em reunião da rede de Cidades antirracistas, durante a assembleia, foram debatidas várias pautas relevantes e traçadas estratégias de ações seguintes. Dentre as deliberações, foi colocado em votação democrática entre as Cidades da Rede Antirracista o município de Pindamonhangaba para compor a subsecretaria de Comunicação da Rede para a qual houve aprovação unânime.

Pindamonhangaba tem despontado pelas ações que vem desenvolvendo no município, a exemplo do Mês de Maio, com as Políticas de Valorização e Promoção da Igualdade Racial, com a ação em parceria com as secretarias de Saúde, Educação, Cultura, Esporte e Governo (por meio do Departamento de Comunicação), confecção do Livreto "Heróis da Liberdade", utilizado como instrumento pedagógico para divulgação das personalidades e fatos relevantes para o território de nossa cidade; e Premiação Protagonistas Negras, que efetivou o reconhecimento de mulheres negras que impactam a nossa sociedade.

A próxima meta a ser alcançada é a realização do I Fórum de Promoção da Igualdade Racial, o qual objetiva a criação do Plano Municipal com a participação popular, bem como a criação do Comitê de Avaliação e Monitoramento das Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial.

O secretário de Mulher, Família e Direitos Humanos, João Carlos Salgado, destaca a importância de Pindamonhangaba ser uma cidade antirracista. "Buscar a efetivação de políticas de promoção e valorização da população negra é buscar reparação histórica e mais acessos e permanência da população negra, combater todas as formas de preconceito e discriminação", disse.

Para Cidinha Pedroso, diretora de Direitos Humanos, "a questão do racismo é algo que vem de tempos remotos desde a formação do nosso país e que ainda impacta a nossa atual sociedade, como por exemplo a associação dos negros aos aspectos pejorativos, ampliando as roupagens da discriminação, e as ações e planos da gestão municipal para a construção de uma sociedade antirracista, tem sido um marcador de avanço para Pindamonhangaba".

O prefeito Dr. Isael Domingues ressalta a importância dessa movimentação. "Pindamonhangaba vem evoluindo nas mais diversas áreas, e não poderíamos deixar de lado as políticas públicas voltadas para os Direitos Humanos e buscar uma Cidade Antirracista, com políticas pensadas a partir da participação da gestão pública e da população", declarou.

 

*com informações da Prefeitura de Pinda.