Visando oferecer o acesso aos direitos humanos às vítimas de violência, seus familiares e pessoas próximas, a prefeitura de Pindamonhangaba, em parceria com a Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, apresentou nesta segunda-feira, dia 30 de maio, o projeto de criação da primeira unidade do CRAVI (Centro de Referência e Apoio à Vítima) do Vale do Paraíba.
A unidade de Pindamonhangaba ficará na rua Coronel José Antônio Salgado, no Centro, e é fruto de um trabalho conjunto entre as secretarias municipais de Assistência Social e de Segurança Pública, e contou com apoio do Ministério Público que viabilizou recursos do GAERCO, revertidos do combate ao crime organizado.
A ação do Ministério Público, que auxiliou na formatação do projeto, foi fundamental para Pindamonhangaba ser uma das 13 cidades do Estado de São Paulo e a primeira da região a contar com o CRAVI.
O objetivo do CRAVI é dar apoio, atendimento social e psicológico às vítimas e familiares que passaram por situação de violência grave, consumada ou tentada, como casos de homicídio, feminicídio, latrocínio ou qualquer outra ação de natureza grave.