Pindamonhangabense realiza live no Dia Nacional de Conscientização da Esclerose Múltipla

Diagnosticada com Esclerose Múltipla (EM) há mais de 15 anos, Valéria Carvalho, não se deixa abater


Não é simples força de expressão quando dizemos que Valéria Carvalho não se deixa abater pela Esclerose Múltipla (EM). Ela luta diariamente para vencer os sintomas, o preconceito e a falta de informação.

Há 15 anos, Valéria mostra o que é ser resiliente. Mesmo sem conseguir se locomover direito, com sua cadeira de rodas, vai atrás dos seus sonhos, e leva um pouco mais de informação e alegria atraves de suas palestras que falam sobre a EM e seus sintomas.

Filha de médico, ela foi diagnosticada rapidamente. "Assim que descobrimos a doença, iniciamos o tratamento. E mesmo quando não havia tanta informação, buscamos conhecimento prévio, o que nos ajudou no meu tratamento", conta Valéria.

Ela frisa que a desinformação é a pior doença, por isso, está sempre engajada com projetos e campanhas que forneçam informações tanto a familiares de pessoas diagnosticadas, quanto a população em geral. Suas ações são para que todos tenham conhecimento prévio, auxiliem no que for possível e não caiam no preconceito. 

Por se tratar de uma doença crônica com sintomas invisíveis, há quem julgue os pacientes como preguiçosos, comenta Valéria. "Já ouvi muita coisa negativa e preconceituosa. Mas a gente supera e segue a vida. Levando informação e muito amor em tudo que faço".

Ao vivo, 30 de agosto

Anualmente, ela idealiza, apoia e participa ativamente de diversos eventos de conscientização. Este ano, devido à pandemia do novo coronavírus, não será possível a realização presencial desses eventos. Mas para não abandonar a luta, haverá uma live, no próximo domingo (30), às 10h, no facebook (clique aqui e acesse)

"Todos os anos, faço uma palestra com o Dr. Ronaldo Abraham e eventos como: 'Pedalada'; 'Cross Fit Inclusivo'; 'Encontro no Bosque' e palestras em diversos bairros. Como não será possível, faremos uma live com vários profissionais: médico, analista, fisioterapeuta, além de amigos, que são portadores de EM. Todos estão convidados a participar", convida Valéria.