Prefeitura de Pindamonhangaba celebra 2 anos de processo digital com economia de R$37 milhões

Desenvolvido com a 1Doc, a plataforma Prefeitura Sem Papel já emitiu mais de 317.107 mil documentos, garantindo eficiência e economia de recursos


O projeto Prefeitura Sem Papel, que esse ano está completando dois anos de atividade, foi implantado através de um protocolo digital desenvolvido pela prefeitura de Pindamonhangaba (SP) em parceria com a 1Doc - empresa SaaS de processos, atendimento, comunicação e gestão documental, que está na liderança de trabalhos com digitalização de gestões públicas. A plataforma, que já garantiu até o momento uma economia de R$ 37 milhões em custos com impressão, transporte de processo por servidores públicos e horas de serviços, permitiu que servidores públicos e munícipes tiverem seus protocolos tratados com mais agilidade, eficiência e transparência.

As soluções digitais trazidas pela gestão e pela 1Doc possibilitaram a reorganização dos processos internos, facilitando a troca de documentos entre servidores. Também alteraram e ampliaram o atendimento às demandas públicas, que atualmente podem ser feitas pelos próprios cidadãos diretamente de suas casas, sem a necessidade de presença física. No total, mais de 317.107 mil documentos foram emitidos, dentre eles: Protocolos (124.226); Memorandos (109.134); Ofícios (45.322); Processos Administrativos (27.222); Aprovação de Projetos (3.670); Certidão de Diretrizes do Uso do Solo (2.783); outros (4.750).

"O objetivo da implantação dessa nova plataforma no município foi incentivar a agilidade e a eficiência nos trâmites de processos burocráticos e proporcionar, além da segurança jurídica, mais transparência de dados, melhoria da gestão de recursos administrativos, democratização do acesso aos serviços públicos e o cumprimento da responsabilidade socioambiental. Para isso, apostamos no investimento em digitalização e estratégias escaláveis e sustentáveis para o futuro da cidade e dos cidadãos", conta Jeferson de Castilhos, Fundador da 1Doc.

Os benefícios da extinção do uso de papel na administração pública e da gestão de documentos em nuvem vão além da redução significativa no tempo das tratativas internas. Ela também proporciona o aprimoramento da qualidade dos serviços prestados à população, assim como a enorme economia de recursos humanos, financeiros e ambientais. Nesse contexto, a Prefeitura de Pindamonhangaba afirma que cerca de 288 árvores foram poupadas, o que gerou também uma economia de mais de 4,5 milhões de litros de água.

"A digitalização de serviços públicos durante a pandemia se mostrou não apenas como uma alternativa momentânea, mas uma necessidade da qual a esfera pública municipal se encaixa como uma das principais beneficiárias. Essa é uma ótima oportunidade para promover uma gestão pública de excelência, com grande capital político, unida a princípios importantes, como a preservação e ampliação da cidadania, tecnologia e inovação e economia verde", finaliza Jeferson.