Prefeitura e Aeroclube assinam convênio para evitar fechamento do aeródromo

Convênio tem validade por todo o mandato atual, ou seja, até 2020




A Prefeitura de Pindamonhangaba e o Aeroclube assinaram, na segunda-feira (9), um convênio para manter o aeródromo da cidade em funcionamento. O documento foi assinado pelo prefeito Isael Domingues e o presidente do Aeroclube, Osmar Pacca.

A outorga do convênio reverteu o fechamento do aeródromo da cidade, que estava pendente. Por determinação da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), o prazo final para a realização deste convênio entre a instituição e a Prefeitura era até fevereiro deste ano, caso contrário, o aeródromo de Pinda seria excluído do cadastro da Agência, com consequente fechamento ao tráfego aéreo.

Em atividade desde 1939, esta seria a primeira vez que o aeródromo teria suas portas fechadas, caso o convênio não fosse assinado. Segundo o presidente do Aeroclube, Osmar Pacca, o local é comparado a uma porta de entrada da cidade, utilizado por muitos executivos e empresários que vêm a Pindamonhangaba, colaborando com o desenvolvimento econômico do município, para destacar uma das finalidades do local.

"Recentemente, recebemos no aeródromo o pouso de uma UTI Aeromédica, que veio para socorrer um paciente em nossa cidade", contou o presidente.

Com a outorga deste convênio, a partir de agora Pindamonhangaba poderá solicitar recursos federais para investir no aeródromo. "Dentre toda a sua importância, o aeródromo é uma base de emergência para a cidade e a única pista de pouso civil entre as cidades próximas, como Taubaté e Lorena, entre outras", explicou Pacca.

O convênio outorgado tem validade segundo o mandato do Executivo, ou seja, até 2020.

*Fonte: Prefeitura de Pindamonhangaba