A Prefeitura de Pindamonhangaba, em colaboração com a Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos e os grupos Mães de Azul e T21 Pinda, uniram esforços para promover o Projeto Férias Inclusivas, que acontecerá até o final de janeiro.
Nesta quarta-feira (17), das 10 às 16 horas, o projeto esteve no Clube de Campo Piracuama, com a participação de aproximadamente 200 pessoas, incluindo cadeirantes, indivíduos com transtorno do espectro autista, pessoas com síndrome de Down e seus familiares.
O clube ofereceu diversas opções de diversão, como piscinas naturais, saunas, banho no rio, áreas esportivas e de lazer.
Essa iniciativa crucial busca promover a inclusão social de crianças e adolescentes com deficiência por meio de atividades de lazer e turismo. Em 27 de dezembro, o projeto teve seu primeiro passeio ao Museu do Futebol e Parque do Ibirapuera, em São Paulo, com a participação de noventa pessoas, incluindo crianças e adolescentes com deficiência e seus responsáveis.
"A promoção de atividades de lazer e turismo desempenha um papel fundamental na integração, contribuindo para o desenvolvimento e a autoestima de todos os participantes", destaca Letícia Souza, diretora da Pessoa com Deficiência.
O vice prefeito Ricardo Piorino e os secretários Everton Chinaqui e João Carlos Salgado, secretário responsável pela secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos, estiveram prestigiando o evento.
João Carlos enfatizou a importância do projeto como uma iniciativa significativa de inclusão e diversão. "Esses momentos são essenciais para a saúde física, mental e psicológica", afirma o secretário.
As próximas etapas do projeto incluem visitas ao Parque da Cidade em 19 de janeiro (sexta-feira) e à Estação Cidadania em 23 de janeiro (terça-feira).
Aqueles interessados em participar dos passeios podem entrar em contato com a Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos ou com os grupos Mães de Azul, T21 e Mães Atípicas.