Projetos da UNITAU promovem Caminhada histórica pelo patrimônio de Taubaté

O evento será aberto para a população e é gratuito


O Projeto Educação Patrimonial e o Projeto A Cultura que Vale, da Universidade de Taubaté (UNITAU), e a Funcabes, em parceria com o Conselho de Patrimônio de Taubaté, promovem, neste sábado (12), a Caminhada histórica pelo patrimônio da cidade. 

O encontro será realizado em homenagem ao dia do Patrimônio histórico, celebrado em 17 de agosto. A Profa. Dra. Rachel Duarte Abdala, coordenadora do projeto, destaca a importância da participação nesse evento para o público e para os universitários.

"É muito importante para as pessoas, alunos que serão futuros professores e outros profissionais, participarem, porque é uma oportunidade de conhecer mais profundamente os patrimônios da nossa cidade de Taubaté", afirma.

A caminhada terá visitações guiadas na Capela Nossa Senhora do Pilar, no Solar da Viscondessa do Tremembé, na Vila Santo Aleixo e uma visita aberta ao canteiro de obras do restauro do prédio da Estação Ferroviária de Taubaté. Acompanhe aqui o trajeto.

Os prédios que serão visitados carregam muitas tradições e histórias da cidade. O Solar da Viscondessa do Tremembé, um dos locais que está no trajeto, faz parte do patrimônio da Universidade de Taubaté.

O prédio foi construído em 1842, no período de crescimento da cultura do café no país. Houve muitas mudanças desde sua construção. As mais recentes foram em 2006, feitas com a coordenação do Projeto RESTAU, criado pela Universidade com o objetivo de restaurar prédios de importância histórica do município e da região.

"Para participar da caminhada não é preciso fazer uma inscrição prévia, é só chegar ao ponto de encontro", explica a Profa. Rachel. O ponto de encontro será no Depto. Ciências Sociais, Letras e Pedagogia da UNITAU, na Rua Visconde do Rio Branco, 22, Centro, às 9h.