Acidentes domésticos são a principal causa de morte em crianças de 0 a 14 anos no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde. Dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade Infantil (SIM), que integra o Datasus, mostram que entre 2020 e 2021 ocorreram 1.616 óbitos nessa faixa etária por situações como quedas, queimaduras, sufocamentos, intoxicações e afogamentos.
O levantamento também mostra que houve um aumento de um ano para o outro. Em 2020, foram registradas 792 mortes, enquanto em 2021 foram 824. Além disso, a maioria delas ocorreu em crianças menores, de 0 a 4 anos, sendo 621 em 2020 e 671 em 2021.
Essa triste realidade acende um alerta para pais e mães ficarem mais atentos aos seus filhos em casa, já que esses acidentes podem ser evitados com medidas simples. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda que em toda a casa sejam colocados protetores nas tomadas elétricas e grades ou telas nas janelas, que os móveis tenham cantos arredondados e não sejam posicionados embaixo das janelas, para evitar escaladas e quedas, que as cortinas sejam sem puxadores, para diminuir o perigo de enforcamento, e que os pais não fumem em casa, principalmente em cima da cama.
Há também instruções específicas para cada cômodo da residência. Confira uma série de dicas de como tornar todas as partes da casa mais seguras para os pequenos:
Sala
É comum termos diversos itens de decoração na sala, mas devem ser evitados objetos e enfeites que podem ser engolidos ou aspirados e plantas ornamentais que sejam muito pontudas. Além disso, aparelhos eletrônicos devem ficar fora do alcance, bem como bebidas alcoólicas, fósforos e isqueiros. Estes devem ser guardados em um armário alto e trancado.
Cozinha
Esse é o cômodo mais perigoso, devido ao risco de queimaduras, cortes e intoxicação. Por isso, o cuidado deve ser redobrado. Dê preferência para as bocas de trás no fogão e sempre deixe a alça das panelas viradas para o lado de dentro. Objetos cortantes (facas, garfos, itens de vidro) e produtos de limpeza devem ser guardados fora do alcance das crianças, em armários e gavetas com travas. Se possível, deixe o botijão de gás do lado de fora.
Quarto das crianças
No dormitório dos pequenos, os móveis não podem ter rodinhas, e, no caso das beliches, é necessário ter grade em volta. Nunca deixe os brinquedos bagunçados pelo chão e compre apenas os que são indicados para a faixa etária do seu filho.
Quarto dos pais
A televisão deve ser instalada sobre móveis firmes e estáveis e os aparelhos elétricos não devem ser conectados em uma mesma tomada. Além disso, remédios, cosméticos e perfumes precisam ser colocados em armários altos e trancados.
Banheiro
Sempre mantenha o piso seco e o ambiente bem ventilado. Caso haja um tapete, ele deve ser antiderrapante. Deixe a tampa do vaso sanitário sempre fechada e travada. A regra dos armários altos também vale para esse cômodo. E sempre desligue e desconecte da tomada os aparelhos elétricos, como secador e barbeador.
Área externa
Essa parte da casa também é um prato cheio para acidentes. Por isso, fique atento: o tanque de lavar roupas não deve ficar cheio de água e roupas, assim como os baldes; a piscina deve ter alguma proteção em volta e uma lona de cobertura; qualquer produto de limpeza, pesticida ou ferramenta precisa ficar trancado fora do alcance dos pequenos; e os portões necessitam permanecer fechados. Por fim, os menores de 10 anos jamais podem andar sozinhos no elevador.