Senac Pindamonhangaba e empresas do comércio se unem para preparar jovens para o mundo do trabalho

Programa Senac de Aprendizagem promove o desenvolvimento social e profissional de jovens


Com o mundo do trabalhado cada vez mais exigente, as empresas que optam por capacitar jovens profissionais de acordo com a própria cultura tendem a fortalecer a cultural organizacional e reter seus talentos. Tais companhias, quando são do setor do comércio de bens, serviços e turismo, encontram no Programa Senac de Aprendizagem, gratuito para contribuintes do Senac Pindamonhangaba, a parceria necessária o desenvolvimento tanto social quanto profissional dos jovens colaboradores.

Jéssica Zenteno, gerente de RH da Açofer, uma das parceiras da unidade no Programa Senac de Aprendizagem, destaca que a empresa e o Senac têm uma relação de companheirismo na formação dos jovens aprendizes. "Nosso Plano de Carreira inicia com o Jovem Aprendiz, pois acreditamos que quando ele inicia sua trajetória conosco e tem uma excelente avaliação de desempenho, as chances de efetivação são altas. Com isso, ganhamos um funcionário ou funcionária já alinhado e moldado segundo o perfil, cultura e conduta da empresa. Dessa forma, ganhamos agilidade e assertividade no preenchimento de futuras vagas. Nós, da Açofer, não contabilizamos apenas como uma cota obrigatória a se cumprir, e sim uma oportunidade em ajudar a moldar o futuro do Brasil", afirma.

Para Abner Santos, aluno do Programa Senac de Aprendizagem e jovem aprendiz na Açofer, o programa proporciona dois ambientes de aprendizagem interligados, contribuindo para o seu crescimento pessoal e profissional. "Estou gostando muito até o momento, pude perceber meu desenvolvimento intelectual e aprendi com os integrantes da empresa a ter o compromisso de realizar os deveres com qualidade e rapidez", conta.

Luciana Campos Tanaka, docente do Programa Senac de Aprendizagem no Senac Pindamonhangaba, enfatiza o potencial de transformação dessa iniciativa. "O programa apresenta possibilidades e discussões que vão desde o mundo do trabalho, direitos e deveres, história e contextualização de um mundo globalizado, assim como assuntos pertinentes ao desenvolvimento pessoal do aprendiz, conhecimentos, revisão e aquisição de conceitos de artes, cultura, inclusão e diversidade. A participação social é outra temática de extrema importância para o desenvolvimento e olhar crítico dos jovens, tudo isso conectado ao desenvolvimento de um Projeto Aprendizagem que irá definir metas, estabelecer planos e alinhar expectativas dos jovens com seu mundo real e atual. Os jovens aprendem a trabalhar e a administrar suas finanças, a ter controle dos gastos e a ver bens de consumo em uma sociedade que sugere a troca de aparelhos celulares a cada ano. Muitos jovens são casados, ou tem filhos e utilizam de seus salários para auxílio e manutenção de suas famílias, e desta maneira implica a responsabilidade de serem provedores de seus lares", garante.