Seu amigo de 4 patas está velhinho? Saiba como cuidar da saúde dos pets idosos

A terceira idade nos pets pode se iniciar a partir dos 10 anos


O Brasil é o terceiro país no mundo em número de animais domésticos, chegando à população de 139,3 milhões de bichinhos, segundo a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais Domésticos), entre cães, gatos, peixes, aves e outros animais que as pessoas adotam para fazer parte da família. Um animal de estimação tem as fases da vida iguais a de um ser humano, passando pela fase de filhote e adulto, e a terceira idade costuma chegar quando eles tem em torno de 10 anos.

Quando se adota um animal, como um cão ou um gato, por exemplo, ele passa a fazer parte da família, e ao chegar à fase idosa, ele requer que os tutores tenham mais cuidados em relação à sua saúde; afinal, eles acabam exigindo que tenham mais paciência e atenção. Algumas mudanças de comportamento podem ser notadas durante essa nova fase, como a diminuição de disposição do pet. Para entender como lidar com a terceira idade dos pets, seguem algumas dicas que podem auxiliar.

Alimentação

Durante a terceira idade dos animaizinhos, pode ser que eles tenham dificuldade para ingerir alimentos, pela dentição ser mais sensível; o melhor é optar por uma alimentação mais rica em nutrientes e fibras, de forma pastosa e de preferência natural, para a melhor absorção das vitaminas e proteínas. Colocar água quente para amolecer a ração pode ser uma boa opção na hora de oferecer comida a eles. Manter a quantidade ideal do alimento também é importante, para que eles não consumam mais do que o necessário, evitando assim o sobrepeso, que pode ser prejudicial à sua saúde. E optar pela ração de idosos, que são menores e mais fáceis de mastigar.

Exercícios físicos

Nesta fase, pode ser que o pet fique mais tempo dormindo, o que é normal pela sua idade, pois é a forma que ele encontra para repor energias. Porém manter uma rotina de caminhadas curtas e leves é importante para que ele não fique sedentário, e acaba auxiliando na circulação de sangue, evitando problemas cardíacos. Porém entenda as limitações físicas do animal, pois com a idade, pode ser que apareçam dificuldades de locomoção nas patas; portanto, observe os limites do pet. Caso não seja possível praticar caminhadas leves, tente estimular brincadeiras, para que ele se movimente.

Higiene

Mantenha a rotina de banhos e os cuidados com a pelagem dos pets, principalmente os que têm mais pelos, como gatos ou algumas raças de cachorros mais peludos. Isso evita que eles tenham problemas de pele, como dermatite ou calos nas patinhas, principalmente por passarem mais tempo deitados. Por isso, escovar os pelos semanalmente para retirar os excessos, tomar banhos para se manter limpo, escovar os dentes para evitar tártaros e manter a saúde bucal em dia é fundamental. 

Acompanhamento veterinário

Durante toda a vida do pet, é importante que ele tenha um acompanhamento com um profissional responsável, qualificado e formado em medicina veterinária, para saber as necessidades do animal, manter as vacinas em dia, a rotina de medicamentos, caso seja necessário, e também suplementações vitamínicas, de acordo com os exames solicitados de rotina.

Esse período da terceira idade dos amados seres de quatro patas requer cuidados, atenção, paciência e muito amor por eles, para que, assim, eles tenham uma velhice saudável e confortável.