Suzano intensifica ações de prevenção de incêndios florestais no estado de São Paulo

Câmeras inteligentes e veículos com sistema de rastreamento estão entre os investimentos da empresa


A Suzano vem intensificando as ações de prevenção e combate a incêndios florestais no Estado de São Paulo, que surgem principalmente no período de poucas chuvas (entre os meses de junho e outubro). Atualmente, a companhia mantém 12 câmeras de alta resolução, instaladas ao longo de suas áreas florestais no Estado e que transmitem imagens 24h por dia.

As filmagens são enviadas em tempo real à Central de Monitoramento da empresa, localizada em Itapetininga (SP). O sistema conta ainda com um algoritmo de inteligência artificial que analisa continuamente as imagens e reconhece alterações indicando a presença de fumaça, além de gerar alertas automatizados em apoio ao(à) operador(a) do sistema.

A empresa também conta com mais de 600 brigadistas treinados para atuar contra o fogo e soma a essa equipe e estruturas caminhões equipados com CAF ("Compressed Air Foam", traduzido do inglês como espuma com ar comprimido), um sistema de alta performance que usa produtos especializados com base em Líquido Gerador de Espuma (LGE), cinco vezes mais potente no combate de incêndios florestais.

Para este ano, estão previstas as instalações de seis novas câmeras nas áreas florestais. Outras ações também serão implementadas como a aquisição de cinco novos caminhões e sistemas de rastreamento de incêndios em todos os veículos da frota.

"Nosso objetivo com esses investimentos vai muito além de proteger as nossas florestas de eucalipto, também priorizamos a qualidade de vida da população e preservação da biodiversidade. Por isso, intensificamos ações de conscientização para além da unidade, nas comunidades vizinhas da empresa para a prevenção de incêndios florestais", afirma Bruno Almeida, gerente de Silvicultura da Suzano.

Todos esses recursos e ações compõem o Programa de Proteção Florestal da Suzano (Proflor), que garante uma cobertura de aproximadamente 160.000 hectares nas regiões Sul e Oeste da Unidade Florestal em São Paulo, representando quase 60% de cobertura da área de atuação.

 

Fonte: Assessoria Suzano.