Trabalhadores da Gerdau aprovam medidas para preservar empregos, em Pindamonhangaba

Herivelto Vela, presidente do sindicato, informou que a proposta negociada tem pontos melhores que a Medida Provisória 936/2020


O Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba e Região - Sindmetp, informou que os trabalhadores da unidade da Gerdau instalada em Pindamonhangaba aprovaram a proposta negociada para preservação de empregos na crise do Coronavírus - Covid 19. Atendendo as recomendações da Organização Mundial de Saúde, o Sindicato dos Metalúrgicos organizou uma assembleia on-line que terminou nessa quinta-feira, dia 30. A proposta teve aprovação de 94%, com 1.193 votos a favor, 35 contra e 37 abstenções.

Herivelto Vela, presidente do sindicato, informou que a proposta negociada tem pontos melhores que a Medida Provisória 936/2020. Segundo o sindicato, um grupo estará com a suspensão do contrato de trabalho, que deve ser mais utilizada na produção.

Além do Benefício Emergencial do governo, da ajuda compensatória da empresa, estabelecida pela MP, haverá uma complementação para amenizar o impacto nos salários.

Outro grupo terá redução de jornada, que deve ser mais utilizada para o administrativo. Os índices de redução da proposta são menores do que os da MP. Em ambos os casos haverá o congelamento dos descontos de convênio médico.

"A Gerdau está sentindo o impacto do setor automotivo. É uma medida difícil. Já ocorreram férias coletivas e agora conseguimos essa complementação. Foi um avanço na busca do sindicato em garantir empregos e amenizar o impacto sobre os trabalhadores", disse Vela.