Trabalhadores da GV do Brasil fazem paralisação por condições de trabalho

O ponto principal de reclamações do Sindicato dos Metalúrgicos é sobre o setor de aciaria, onde ficam os fornos


Os trabalhadores da fábrica GV do Brasil, em Pindamonhangaba, fizeram uma paralisação de duas horas nessa terça-feira (12), por questões de segurança, contra o excesso de acidentes e por melhores condições de trabalho. A fábrica atua no setor siderúrgico e emprega 420 funcionários.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, o excesso de fumaça tóxica vem provocando muitos riscos à segurança dos funcionários, à saúde deles e inclusive da população que mora perto da fábrica. Nessa última segunda-feira (11), os vidros da cabine onde fica o operador do forno chegaram a trincar de tanto calor.

O Sindicato alega que já havia denunciado que o reparo dessa cabine feito após um incêndio estava irregular. Os vidros são inadequados e a vedação também. O calor chega a 44°, além da fumaça tóxica e da visibilidade prejudicada.

De acordo com o presidente da entidade, André Oliveira, as reivindicações de segurança são recorrentes na GV do Brasil. "A empresa vive prometendo que vai solucionar, mas não resolve. Outras paralisações já ocorreram e se não houver medidas efetivas, o movimento pode caminhar para uma greve. A situação é crítica", disse.