Trem Intercidades: Michel Temer autoriza cessão de malha férrea paulista

Projjeto pretende ligar, por trens, São Paulo às regiões metropolitanas de Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba




O Trem Intercidades deverá sair do papel. Nesta terça-feira (28), o presidente Michel Temer anunciou o projeto de trens intercidades, para passageiros e carga, que deve ligar São Paulo às regiões metropolitanas de Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba. A primeira etapa a ser colocada em prática é a ligação São Paulo a Campinas e Americana que terá um trajeto de 135 km no total.

Um dos entraves para a viabilidade do projeto era a cessão da faixa de domínio do transporte, de carga. De acordo com o Governo Federal, essa área será liberado até abril . A primeira etapa está avaliada em cerca de US$ 5 bilhões e será incluída no programa de concessões da União para receber financiamento do BNDES.

O projeto completo ainda prevê que haja estações ligando São Paulo a Santos, Sorocaba e Pindamonhangaba, em um total de 431 km de percurso. De acordo com o governador Geraldo Alckmin, “este trem é muito importante porque tem alta capacidade de transporte, integrando regiões metropolitanas, facilitando o ir e vir das pessoas e com qualidade. São trens modernos e de velocidade média. E temos a boa notícia para darmos continuidade ao projeto”.

No Vale do Paraíba, o Trem Intercidades vai atender as cidades de Jacareí, São José dos Campos, Caçapava, Taubaté Pindamonhangaba. Para que as cidades recebam os trens metropolitanos, o projeto contempla a construção de uma linha paralela à já existente e que é utilizada atualmente para o transporte de carga.