Verde que purifica: O papel das plantas na qualidade do ar e na decoração de ambientes

Em jardins, vasos e pendentes, algumas plantas podem ir além de decorar, retirando toxinas dos espaços


Com a recente onda de calor que atingiu todo o Brasil e a baixa quantidade de chuvas, a qualidade do ar é uma preocupação crescente. Entre poluentes atmosféricos e a vida agitada nas áreas urbanas, a busca por soluções que melhorem a qualidade do ar em nossos ambientes torna-se crucial.

Uma resposta surpreendentemente eficaz e esteticamente agradável pode estar mais próxima do que imaginamos: as plantas. Esses seres verdes não só embelezam nossos espaços, mas também desempenham um papel vital na purificação do ar que respiramos.

O poder purificador das plantas

Em 1989, a Nasa já havia realizado um estudo que comprova que algumas plantas em lugares fechados têm a capacidade de absorver poluentes do ar através da fotossíntese e da respiração. De acordo com a pesquisa, elas agem como filtros naturais, removendo toxinas presentes no ambiente interno e liberando oxigênio fresco.

Além disso, as plantas podem contribuir para a umidade do ar, o que é particularmente benéfico em ambientes secos. As principais substâncias tóxicas que as plantas ajudam a remover incluem formaldeído, benzeno, tricloroetileno e amônia. Essas substâncias podem ser encontradas em produtos domésticos comuns, como tintas, produtos de limpeza, móveis e até mesmo em alguns materiais de construção.

Plantas como decoração consciente

Além de sua contribuição para a qualidade do ar, as plantas também desempenham um papel fundamental na decoração de interiores. A variedade de cores, formas e tamanhos torna as plantas opções versáteis para qualquer estilo de decoração. Desde suculentas delicadas até grandes árvores de interior, há uma planta para cada gosto e espaço disponível.

A presença de plantas em ambientes internos cria uma atmosfera acolhedora e conecta os espaços à natureza. Vasos elegantes, prateleiras com arranjos verdes e jardins verticais são algumas maneiras de incorporar plantas de forma estilosa na decoração, transformando os ambientes em locais mais agradáveis e harmoniosos.

Exemplos de plantas purificadoras de ar

  • Espada-de-São-Jorge (Sansevieria trifasciata): reconhecida por sua resistência e facilidade de cuidado, essa planta é eficiente na remoção de formaldeído e benzina.

  • Lírio-da-paz (Spathiphyllum spp.): além de suas belas flores brancas, o lírio-da-paz é eficaz na remoção de substâncias como amônia, benzeno e tricloroetileno.

  • Figueira elástica (Ficus elastica): conhecida por sua elegância, a figueira elástica é excelente na remoção de formaldeído.

  • Palmeira Areca (Dypsis lutescens): uma opção popular, a palmeira-areca é eficiente na filtragem de formaldeído, xileno e tolueno.

  • Jiboia (Epipremnum aureum): fácil de cuidar, a jiboia é eficaz na remoção de benzeno, formaldeído, xileno e tolueno.

Para encontrar essas plantas, é possível buscar por "floricultura perto de mim" nos sites de pesquisa ou pedir referências para amigos e familiares. Elas são populares, econômicas e resistentes para ambientes internos e externos.