A higiene da casa sempre foi um assunto de grande importância, afinal casa limpa é sinônimo de bem-estar e qualidade de vida. Isso tornou-se ainda mais significativo com a chegada da pandemia do novo coronavírus, pois a limpeza é um dos fatores relevantes para a prevenção neste momento. Com isso, os cuidados na faxina passaram a ser redobrados, demandando, em alguns casos, mais tempo dedicado aos panos e baldes.
Mas, afinal, como otimizar o tempo na faxina, sem precisar passar o dia todo (e, às vezes, até mais de um dia) na tarefa da limpeza? Reunimos abaixo 7 dicas super úteis, confira!
Começando do alto
Essa é uma dica muito simples e que pode significar um ganho enorme de tempo. Quando você começa a faxina pelas partes mais altas - como o alto das estantes, os quadros, os lustres, ventilador de teto, paredes e teto, por exemplo - a poeira e os resíduos vão "descendo" e se acomodando cada vez mais embaixo, até chegar ao chão, que é o último lugar a ser limpo.
Atenção aos sofás, tapetes, camas e poltronas
Não é incomum que as pessoas esqueçam de higienizar ou mesmo não limpem adequadamente superfícies como poltronas, sofás e camas. Esses são os lugares preferidos de diversos micro-organismos, que podem causar ou agravar alergias de pele ou respiratórias. Além de aspirar muito bem esses itens, é muito importante utilizar um bactericida que elimine a presença de fungos, bactérias e ácaros. Uma referência no assunto é o Microbac da Aya-Tech, que é um bactericida e fungicida.
Organize os cômodos antes de iniciar
Antes de botar a mão na luva e no balde, passe por todos os cômodos da casa recolhendo os objetos que não estão no lugar. Roupas em cadeiras, livros e cadernos fora do lugar, calçados embaixo das camas ou na entrada da casa, entre outros, devem ser recolhidos para, em seguida, serem organizados.
Deixe o banheiro "de molho"
Antes de começar a passar pano no chão da casa, a dica é deixar o banheiro "de molho", principalmente o vaso sanitário e o box. Utilize produtos específicos para cada espaço, que permita a limpeza completa de cada superfície adequadamente. A clássica água sanitária é uma excelente aliada, removendo as manchas e resíduos.
Inicie a limpeza pelos cantos do cômodo
Para evitar que você acabe pisando ou sujando uma parte que já foi limpa, inicie a higienização pelos cantos do cômodo, direcionando para o centro e depois para a saída dele.
Mantenha o filtro do aspirador limpo
Antes de começar a aspirar os cômodos e móveis, e também durante a faxina, sempre se atente ao filtro do aspirador. Retirar o excesso de poeira e de pelos de animais do filtro torna a aspiração mais eficaz e facilita a limpeza.
Organize a pia da cozinha
O processo de limpeza da cozinha deve ser preferencialmente iniciado pela pia. Primeiro, lave toda a louça, seque e guarde. Depois, higienize a superfície da pia e também a cuba e a torneira com água quente e produtos específicos para este fim. A partir daí, fica mais fácil e rápido seguir com a limpeza do ambiente.
Uma dica extra muito importante: manter a casa organizada no dia a dia ajuda muito na hora da faxina pesada. Diariamente, antes de dormir, recolha os objetos espalhados pela casa e coloque-os no lugar, e uma vez por semana tire o pó dos móveis. Isso agiliza o processo e torna a casa mais limpa e aconchegante!