Após LG confirmar o encerramento de produção na divisão de celulares, trabalhadores vivem momento de apreensão

Além dos empregos afetados diretamente ainda há funcionários de fábricas terceirizadas da LG que estão com os cargos em risco


Funcionários da LG Taubaté em assembleiaFuncionários da LG Taubaté em assembleia (Foto : Divulgação)

A confirmação nesta segunda-feira (5), de que a LG irá encerrar mundialmente a produção de divisão de celulares, fez com que os trabalhadores passassem a viver um momento de tensão.

Após o anúncio, a LG ainda não informou qual o futuro dos trabalhadores da fábrica em Taubaté, sendo a única da companhia no país voltada para a produção de celulares.

De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, além dos empregos afetados diretamente, ainda há funcionários de outras três fábricas terceirizadas exclusivas da LG que estão com os cargos em risco, sendo a Sun Tech, em São José dos Campos, e a Blue Tech e 3C, em Caçapava.

São cerca de 40 funcionários da 3C, que fazem a produção dos carregadores da LG, outros 170 são da BlueTech e outros 220, da SunTech, ambas as fábricas recebem matéria-prima da LG e produzem os aparelhos, que depois são enviados para a unidade de Taubaté, onde recebem a certificação e são enviados para centros de distribuição.

Por nota, a empresa informou que vai negociar ações com o Sindicato dos Metalúrgicos para minimizar os efeitos de sua decisão.

"As negociações até o momento podem impactar os empregados dedicados à essa divisão, porém estão sendo avaliadas todas as possibilidades, tais como realocação, transferência ou rescisão", informou por nota.

A empresa informou ainda que vai seguir operando por mais alguns meses, até o encerramento total dos insumos para produção.