A cidade de São José dos Campos recebe neste domingo (20), às 10h30, no bambuzal do Parque Vicentina Aranha, a apresentação do projeto "Espelho", da coletiva musical Cantautoras do Vale, com participação da rapper convidada Meire D'Origem. O show é gratuito e conta com intérprete de Libras e recurso de audiodescrição, garantindo acessibilidade ao público.
Formada pelas artistas Cinthia Jardim, Ligia Kamada, Maysa Ohashi e Julie Ramos, a iniciativa tem como objetivo fortalecer a cena autoral feminina independente no Vale do Paraíba. Nesta edição, a proposta ganha novas camadas com a presença da rapper Meire D'Origem, que participou de uma imersão criativa com o grupo e assina, junto às cantautoras, cinco composições inéditas que integram o repertório.
Entre as novidades apresentadas ao público estão faixas como "Espelho Somos", um baião que valoriza o apoio entre mulheres; "Lugar de Paz", reggae que aborda reconhecimento coletivo e autoestima feminina; "Mosaicos", sobre superação e ressignificação do amor; "Abrir Espaço", com forte apelo à liberdade de expressão; e "Tantas de Nós", música que sintetiza as vivências compartilhadas no projeto.
A apresentação também contará com a releitura de "O RAP É Meu Divã", faixa marcante do trabalho de Meire D'Origem, que dialoga com temas como saúde mental, negritude e feminismo. A versão ao vivo ganha novos arranjos, com piano e MPC substituindo os elementos eletrônicos da gravação original.
Além das composições inéditas, o show traz uma nova versão de "Solo da Igualdade", parte do musical "Reverbera", desenvolvido anteriormente pelas Cantautoras do Vale. A letra reforça mensagens de empoderamento e igualdade de oportunidades para mulheres em diferentes contextos sociais.
Segundo a produtora executiva do projeto, Cinthia Jardim, a presença de Meire aproxima o projeto das realidades periféricas e contribui para a ampliação do debate sobre interseccionalidade nas artes. "A proposta da imersão foi criar espaço de escuta e composição conjunta. A partir disso, surgiu um repertório que reflete múltiplas vivências e traz à tona temas urgentes com sensibilidade e força poética."
Programação:
Dom. (20/07), 10h30. No bambuzal do parque Vicentina Aranha (r. Engenheiro Prudente Meireles de Morais, 302, Vila Adyana). Centro. Comércio local. Show será gravado para posteriormente ser disponibilizado no canal de YouTube das Cantautoras do Vale. Livre. Grátis. Tradução em Libras e audiodescrição.
Oficina (25/07, sex., 19h). Oficina de Gestão de Carreira Artística com Cinthia Jardim. No Ponto de Cultura Espaço Balaioo (av. São Cristóvão, 407, São Judas Tadeu). Sudeste. Livre. Grátis