O Cemume Central, da Assistência Farmacêutica Municipal de Taubaté, iniciou um projeto piloto de atendimento rápido destinado a usuários que apresentem receitas com até três medicamentos, com a proposta de agilizar o serviço e melhorar a organização interna.
A nova dinâmica cria um guichê específico para demandas de menor complexidade. Com isso, a unidade passa a contar com oito guichês funcionando simultaneamente, enquanto os outros sete seguem responsáveis pelos atendimentos que envolvem maior número de medicamentos, conferência detalhada de documentos e orientações farmacêuticas.
O atendimento inclui triagem inicial para direcionamento conforme o perfil da demanda e segue a ordem de senha. Durante o processo, ocorre a conferência da prescrição médica, separação dos medicamentos e orientação aos pacientes.
A expectativa é que o projeto contribua para a redução do tempo médio de espera, melhor organização do fluxo interno, otimização dos recursos humanos e um atendimento mais eficiente e humanizado.