Crianças devem se exercitar durante a pandemia, saiba como fazer isso de forma segura

Pesquisas mostram que o isolamento social pode afetar em especial o desenvolvimento de crianças e jovens


Pesquisas mostram que o isolamento social pode afetar em especial o desenvolvimento de crianças e jovens, privados do convívio com colegas e professores e com dificuldade para acompanhar as aulas à distância. Além disso, a preocupação com a pandemia também é sentida por eles. Medo, tristeza e insegurança são sentimentos comuns entre eles neste momento, afetando o seu bem-estar emocional.

Devido às medidas de restrição, as atividades extracurriculares também foram suspensas. Aulas de ballet, natação, futebol, dentre tantas outras modalidades praticadas e queridas pelas crianças, tiveram de entrar em recesso. Com isso, a maioria dos pequenos não tem praticado qualquer atividade física durante a pandemia, o que pode prejudicar o seu crescimento e desenvolvimento motor.

Especialistas recomendam que os pais estabeleçam uma rotina diária para os filhos durante a quarentena, com a inclusão de exercícios físicos. Algumas atividades podem ser feitas dentro de casa ou nas áreas livres.  Pular corda, amarelinha, dançar e caça ao tesouro são alguns exemplos. Também é interessante investir em materiais para a prática destas atividades - há grande variedade de roupas (para yoga, ballet), acessórios (caneleiras, cotoveleiras) e calçados (chuteira infantil, sapatilhas) para proteger a criançada.

Vale ressaltar que é preciso ter cuidado para não forçar as crianças a se exercitarem além do indicado. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda pelo menos uma hora diária de atividade física moderada a vigorosa para crianças e adolescentes de 5 a 17 anos. Mas, atenção, consulte o médico regularmente para avaliar o que é melhor para o seu filho.

É igualmente importante que outras práticas sejam incentivadas em conjunto com a atividade física, como alimentação balanceada e uma boa noite de sono, essenciais nesta fase de crescimento. Os pais também devem ficar atentos ao tempo em que as crianças gastam em dispositivos eletrônicos, pois o excesso de exposição às telas pode causar dependência e problemas no desenvolvimento da criança. A atividade física, além de promover saúde física e mental, é um tempo de qualidade e descontração entre pais e filhos.