Defesa Civil e Exército unem esforços para ajudar moradores ilhados em Ubatuba

Após a queda da única ponte de acesso, cerca de mil moradores do bairro Folhas Secas estão isolados; ações humanitárias são intensificadas


A Defesa Civil de São Paulo e o Exército estão atuando em conjunto neste sábado (9) para prestar ajuda humanitária ao bairro Folhas Secas, em Ubatuba. A região, com cerca de mil moradores, encontra-se isolada desde sexta-feira (8) devido à queda da única ponte de acesso provocada pela cheia do Rio Escuro.

Segundo informações do governo estadual, duas operações estão em andamento. Uma equipe coordena o embarque de 25 toneladas de suprimentos no aeroporto, os quais serão transportados por helicóptero águia e entregues na comunidade de Folhas Secas. Enquanto isso, outra equipe trabalha na ponte destruída em colaboração com o Exército para instalar uma passagem provisória.

No dia anterior, equipes da Defesa Civil Estadual e do 11º Grupamento Marítimo usaram botes infláveis para resgatar os moradores ilhados e distribuir 1,4 mil litros de água potável às famílias afetadas, que não conseguiram deixar suas residências.

Desde quinta-feira (7), Ubatuba tem enfrentado fortes chuvas, com um acumulado de cerca de 350 milímetros, resultando em enchentes no Rio Escuro e deslizamentos na Serra do Mar. Como consequência, a Rodovia Oswaldo Cruz teve seu trecho de serra interditado.