A tarde deste domingo (15) foi de movimentação atípica no SJK Airport, o Aeroporto de São José dos Campos. Devido à presença de drones nas proximidades do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, diversos voos precisaram ser alternados para o terminal joseense como medida de segurança.
De acordo com o SJK Airport, cinco voos foram recebidos de forma pontual em solo joseense. As aeronaves desviadas faziam as seguintes rotas: LA-3637 (João Pessoa), LA-3333 (Vitória), LA-3421 (Porto Alegre), LA-3489 (Curitiba) e G3-9047 (Jericoacoara).
A concessionária GRU Airport informou que as operações de pouso e decolagem foram suspensas temporariamente após a identificação de equipamentos não autorizados voando perto do sítio aeroportuário. As autoridades competentes foram acionadas, e a administração reforçou que o uso de drones nessas áreas coloca em risco direto a integridade das pessoas e a segurança da aviação.
A LATAM Airlines Brasil foi uma das principais afetadas, com 45 voos impactados em toda a malha com origem ou destino em Guarulhos. Em nota, a companhia repudiou a situação, classificando-a como alheia ao seu controle, e afirmou estar oferecendo assistência aos passageiros conforme as normas da ANAC.
A administração do Aeroporto de São José dos Campos informou que prestou toda a assistência necessária às companhias aéreas e aos passageiros para garantir a fluidez das operações. Apesar do fluxo extra de aeronaves alternadas, a operação regular do voo da GOL que liga São José dos Campos ao Aeroporto do Galeão (GIG), no Rio de Janeiro, não sofreu alterações e ocorreu normalmente.
A situação no aeroporto de Guarulhos foi normalizada ainda no domingo.