Festival Raízes do Borba encerra edição com grande público e valoriza gastronomia e turismo rural

Evento realizado em Pindamonhangaba destacou sabores da roça, cultura caipira e fortalecimento da economia local


O 1º Festival Raízes do Borba - Na Estrada do Sabor, realizado em Pindamonhangaba, encerrou sua programação no último fim de semana, nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, com grande participação do público, consolidando-se como um importante evento de valorização da gastronomia local, da cultura caipira e do turismo rural.

A iniciativa foi promovida pela Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, com apoio do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e do grupo Mantiqueira Paulista. O festival concentrou suas ações na região do Borba, fortalecendo empreendimentos rurais, incentivando o consumo de produtos do campo e ampliando a visibilidade dos roteiros turísticos da zona rural do município.

Ao longo de duas semanas, entre 17 de janeiro e 1º de fevereiro, moradores e visitantes percorreram roteiros e estradas rurais como a Estrada Municipal do Borba, Pinhão do Borba e Goiabal, com acesso pela Rodovia Presidente Dutra, conhecendo empreendimentos locais e experimentando a culinária tradicional e regional.

O cardápio variado reuniu desde cafés coloniais e pratos preparados no fogão a lenha até opções como feijoada, pernil caipira, rabada com torresmo à pururuca, bacalhau com natas, filé à fazendeiro e tábuas de queijos artesanais, valorizando os sabores típicos da roça.

A programação de encerramento contou, no sábado (31/01), com café colonial e almoço no Restaurante do Paizão, com pratos como cupim ao molho e pernil ao molho de abacaxi. Ainda no sábado, o Orquidário Feiticeira promoveu uma venda especial de orquídeas e plantas da época, a preços de atacado.

No domingo (01/02), o Mr. Cheff Ecopark Restaurante recebeu o público para um almoço com pernil caipira, feijoada e buffet variado. O encerramento oficial ocorreu no Restaurante Rancho Mário Gomes, com torresmo à pururuca, rabada e música de viola raiz, criando um clima típico de festa no campo.

Durante toda a programação, o festival movimentou a economia local, incentivou a visitação aos empreendimentos rurais e atraiu moradores da cidade e visitantes de outras regiões. A iniciativa também estimulou a participação do público em uma pesquisa sobre turismo, que contribuirá para o planejamento de futuras ações no setor.

Para o diretor de Turismo, Fábio Vieira, o retorno do público confirma o potencial do evento. "Além de movimentar a economia local, o retorno do público nos locais mostra que estamos no caminho certo", afirmou, destacando o turismo rural como estratégia de desenvolvimento econômico e cultural.

A secretária de Cultura e Turismo, Rebeca Guaragna, ressaltou a importância da união de esforços entre poder público, empreendedores e comunidade. "Essa iniciativa contribui para fortalecer os empreendimentos locais, ampliar a visibilidade da região e impulsionar o turismo e a gastronomia", avaliou.

Entre os visitantes, os depoimentos reforçaram a experiência positiva proporcionada pelo festival. Para Rosemeire Santos, a iniciativa valoriza o município. "O festival valoriza a cultura, a gastronomia local e o turismo rural, por lugares tão lindos e ainda pouco conhecidos. A experiência que pude degustar no Rancho Feliz foi sensacional, com aromas, sabores, bom atendimento e local muito agradável", relatou.