Foi anunciado nesta sexta-feira (9) pelo Governo do Estado, o fim da fase emergencial no estado na próxima segunda-feira (12), entrando a partir de então, na fase vermelha. A nova medida entra em vigor dia 12 de abril até o próximo dia 18, porém, algumas restrições serão mantidas, como o toque de recolher das 20h às 5h e veto a cerimônias religiosas coletivas.
O Vice-Governador e Secretário de Governo Rodrigo Garcia afirmou que: "A partir de segunda, avançamos para a fase vermelha do Plano São Paulo. Essa medida mostra claramente que o esforço feito pela população e pelo Governo de São Paulo nas últimas semanas começa a dar resultados".
Com o retorno à fase vermelha, São Paulo volta a permitir, campeonatos esportivos profissionais após as 20h; retirada de produtos pelo consumidor nos locais de venda e atendimento nas lojas de construção segundo protocolos sanitários e de segurança.
As atividades nas escolas de educação básica da rede estadual também serão retomadas a partir de segunda-feira (12), e as aulas presenciais terão início na quarta-feira (14).
A retomada ocorrerá de forma gradual e facultativa, com limite máximo de 35% dos alunos por dia em cada unidade e respeito a todos os demais regramentos de segurança sanitária previstos no Plano São Paulo.
"O início, a partir de segunda-feira, na fase vermelha, de atividades escolares, demonstra o esforço do Governo de SP de priorizar e declarar de maneira objetiva a essencialidade da Educação", destacou o Vice-Governador.
As outras proibições da fase emergencial continuam continuam em vigor a partir da próxima segunda. O Estado manteve a recomendação de escalonamento de horários de entrada e saída para trabalhadores da indústria, serviços e comércio.
As fiscalizações contra aglomerações e eventos clandestinos também continuam com ações intensificadas mesmo com o encerramento da fase emergencial.