O incêndio que atingia uma área de preservação ambiental na zona rural de Cruzeiro, no Vale do Paraíba, foi controlado nesta quarta-feira (17), após mais de uma semana de combate. As chamas começaram no dia 9, na região do Embaú Mirim, e mobilizaram um grande esforço conjunto entre equipes do Corpo de Bombeiros, brigadistas, voluntários, Defesa Civil, além de helicópteros Águia da Polícia Militar e aviões de asa fixa.
Segundo a Defesa Civil, o fogo pode ter sido um dos maiores registrados na região nos últimos anos. As aeronaves foram fundamentais para lançar água em pontos de difícil acesso por terra, o que ajudou a conter a propagação das chamas.
De acordo com a Fundação Florestal, a principal suspeita é de que o incêndio tenha sido provocado pela queda de um fio elétrico em uma área de mata dentro de uma propriedade particular.
Embora o incêndio tenha sido extinto, o Vale do Paraíba segue em alerta devido ao clima seco, que aumenta o risco de novas queimadas até, pelo menos, o fim desta semana.