A vegetação é a principal causa de impacto no fornecimento de energia elétrica na região rural de Pindamonhangaba, e para mitigar os riscos e prejuízos à população, a EDP, distribuidora de energia elétrica, intensificou serviços de poda e substituição de equipamentos, por meio de um mutirão de melhorias técnicas na região. As ações iniciadas em março beneficiarão mais de 2.500 moradias, comércios e indústrias em 16 bairros da cidade.
Equipes especializadas da EDP realizaram inspeções detalhadas nas localidades e mapearam os serviços a serem executados. A partir disto, já foram iniciados os trabalhos de poda de árvores, bambus e cercas vivas com impacto no sistema elétrico local e substituição de equipamentos da rede de energia. A previsão de término das ações é em junho. Entre os bairros beneficiados estão Ribeirão Grande, Fazenda Borboleta, Fazenda Oriente, Rola, Mandu, Piracuama, Mato Dentro, Cidade Jardim, Malacacheta, Trabiju, Monte Tabor, Canta Galo, Fazenda Santa Tereza, Pinhão Uma, Graminha, Pinga.
A região rural de Pindamonhangaba tem a característica de vegetação frondosa com árvores de grande porte e folhagem robusta, aumentando a possibilidade de impacto ao sistema de distribuição de energia, principalmente em dias de clima atípico, com ventos e chuvas. "Para potencializar melhorias ao serviço prestado pela EDP no município, estamos reforçando nossa atuação com olhar minucioso, dedicando equipes especializadas com objetivo de proporcionar um melhor equilíbrio entre a arborização local e o sistema elétrico", destaca Afonso Celso, gestor de operação da EDP. Vale destacar que os trabalhos de poda da EDP seguem regras técnicas e de meio ambiente para assegurar a harmonia da vegetação com a rede de energia.