Pensando em comprar uma empresa?

Confira os melhores nichos para investir


Se você está pensando em comprar uma empresa, há alguns procedimentos para serem tomados e avaliados, principalmente após um ano tão adverso quanto 2020. A pandemia de COVID-19 trouxe a diversos setores novas perspectivas, mudando hábitos de consumo e transformando alguns nichos os tornando em essenciais para a sociedade. 

Antes de mais nada, há alguns fatores a serem avaliados especificamente quando se trata do primeiro passo para decidir se a aquisição de uma companhia vale ou não a pena. A compra de uma empresa pode ser feita em sua totalidade ou uma aquisição parcial, a qual implica uma atuação junto a sócios. 

Análise de valor e sinergias

Primeiramente, é importante ressaltar qual a motivação para a compra de uma empresa. Se a sua aquisição for estratégica, não deixe de analisar as sinergias que o negócio a ser adquirido possuem com o(s) seu(s) negócio(s) vigente(s).

A aquisição de uma empresa também não deve ser confundida com incorporação, na qual após a compra, a empresa adquirida é extinta; fusão, quando ambas as empresas (tanto adquirente quanto adquirida) deixam de existir para formar um terceiro negócio; cisão, quando há transferência de patrimônio de uma empresa para um ou mais sócios; e joint venture, operação na qual duas empresas decidem se juntar para criar uma terceira, com um negócio específico e separado das demais já existentes.

Passando por esse primeiro entendimento, um grande fator que deve ser avaliado na escolha da aquisição de uma empresa são as sinergias, podendo ser elas financeiras, de distribuição, fiscais, operacionais, de marketing e estratégicas.

Em quais setores devo investir

Na análise de sinergias, provavelmente a escolha pelo setor deve ser mais direcionada. Mas há alguns setores que são os mais ativos no mercado de fusões e aquisições (M&A) brasileiro e estão cada vez mais em alta. Aqui estamos 5 deles:

  • Empresas de Internet

As empresas de Internet são aquelas que atuam em um ramo exclusivamente virtual, contemplando marketplaces e e-commerces, mídias sociais, prestadoras de serviços online, entre outras. Com a pandemia, o investimento nesse nicho pode ser um bom negócio considerando o crescimento da demanda por prestação de serviços que sejam favoráveis ao distanciamento social.

  • Tecnologia da informação

Na mesma linha, com a transformação digital que muitas empresas estão passando no momento, pode ser um ótimo timing para investir em uma companhia de TI. Desde apps até produtos digitais, a busca por esse segmento também está cada vez maior.

  • Alimentação

O setor de alimentação pode ser um bom negócio também, mas é importante ficar atento a alguns fatores. O consumo de comida em casa aumentou muito, com pessoas saindo menos para ir a restaurantes. Se você for investir nesse nicho, se prepare para oferecer uma estrutura que esteja de acordo com a nova realidade, com menos clientes em um estabelecimento físico, oferecendo uma boa opção de delivery. Também é importante pensar em um diferencial gastronômico. Comidas saudáveis ou bebidas artesanais são um bom caminho.

  • Instituições financeiras

Dentro do ramo financeiro, o que está em alta hoje são as fintechs, ou startups que oferecem serviços financeiros. A evolução do sistema financeiro do Brasil está levando este mercado a uma maior competitividade entre empresas de tecnologia que têm em seu core a área de finanças e os próprios bancos e grandes instituições financeiras. Isso pode gerar muitas oportunidades para quem quer investir nesse ramo, unindo a tecnologia às finanças e se preparando para as oportunidades que vão surgir.

  • Companhia de serviços

Serviços como reforma e decoração, consultoria, reforço escolar, atendimento a pets, entregas e locomoção estão cada vez mais demandados. As pessoas buscam reformular seus espaços de casa e de trabalho, considerando ainda o aumento do home office, além de demandar por maior facilidade na educação de seus filhos; cuidado com seus animais de estimação; e deslocamento com a opção de serviços de motoristas em vez do uso de transporte público ou de um carro próprio. Esse ramo pode ser um bom investimento no momento atual.

Para prosseguir com qualquer dessas opções, é sempre importante ficar atento ao valuation da empresa, ao know how dos funcionários, à carteira de clientes existente, à negociação financeira, e aos riscos de perda de valor com uma aquisição. Assim, é essencial contar com a experiência e os serviços profissionais de uma consultoria especializada em fusões e aquisições que poderá lhe auxiliar nas melhores escolhas para seu negócio e assim evitar cair em armadilhas.

Fonte: Capital Invest - assessoria especializada em fusões e aquisições.