O município de Pindamonhangaba esteve representado na 7ª Conferência Estadual das Cidades, realizada nos dias 27 e 28 de junho, no Memorial da América Latina, em São Paulo. O encontro reuniu representantes de diversos municípios com o objetivo de discutir propostas para o fortalecimento da Política Estadual de Desenvolvimento Urbano.
A cidade enviou os sete delegados eleitos na 5ª Conferência Municipal da Cidade, realizada no último dia 6 de junho, sendo quatro representantes do Poder Público e três da sociedade civil.
Representando o Poder Público, participaram os servidores engº Mateus Moraes (Secretaria de Obras e Planejamento), Jayme Silva Neto (Secretaria de Desenvolvimento Econômico), Cleir Ferraz Freire (Secretaria de Meio Ambiente) e Felipe Francisco Cesar Costa Filho (Câmara de Vereadores). Também acompanharam a comitiva Luciana Yui, do Departamento de Planejamento, e Leila Saquetti, ponto focal da Conferência.
Pela sociedade civil, estiveram presentes os delegados Ana Clara Cândido Costa (Movimentos Sociais e Populares), Carlos Marcelo Cesar (Entidades Empresariais) e Carlos Máximo Moura Marcondes Junior (Entidades de Trabalhadores), todos eleitos durante a conferência municipal.
A conferência estadual teve como tema central "Construindo a Política Estadual de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social". Foram discutidos temas como Habitação, Infraestrutura e Mobilidade, e Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, considerando os desafios e propostas consolidadas nas etapas municipais.
De acordo com a Portaria MCID nº 175, de 28 de fevereiro de 2024, a conferência estadual é uma etapa preparatória para a Conferência Nacional das Cidades, que colocará em pauta a construção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU) com foco na promoção de cidades mais inclusivas, sustentáveis e justas.