Pindamonhangaba registra alta na construção civil com mais de 140 projetos aprovados por mês

Somente nos primeiros seis meses deste ano, foram 773 projetos aprovados.


O setor da construção civil em Pindamonhangaba vive um período de forte expansão. Com uma média superior a 140 projetos de construção aprovados por mês em 2025, a cidade tem se consolidado como destino estratégico para investidores, construtoras e moradores em busca de novos empreendimentos. Os dados são da Secretaria de Obras e Planejamento da Prefeitura.
 
 
 
Somente nos primeiros seis meses deste ano, foram 773 projetos aprovados, número que já supera médias anteriores. Em 2024, o município fechou o ano com 1.665 aprovações. Desde 2020, os números demonstram crescimento consistente, com destaque também para o aumento significativo na liberação de loteamentos.
 
Entre 2017 e 2020, apenas três loteamentos foram aprovados. Já no período de 2021 a 2024, o número saltou para 15, um crescimento de 500%. Em 2025, entre os já aprovados e os que estão em análise, esse número chegou a 20. Atualmente, há 11 loteamentos em implantação, somando 2.318 novos lotes prontos para construção.
 
Segundo o secretário de Obras e Planejamento, engenheiro Mateus Moraes, o avanço está ligado à agilidade da gestão pública e à atratividade natural do município. "Pindamonhangaba conta com topografia favorável, expansão urbana prevista no Plano Diretor e uma gestão que prioriza eficiência na liberação de documentos como alvarás, Habite-se e aprovação de loteamentos", afirmou.
 
Outro destaque está no número de condomínios aprovados: só em 2025, oito empreendimentos foram liberados, totalizando 948 imóveis, incluindo um condomínio com 440 casas previstas.
 
De acordo com Mateus Moraes, a cidade tem se estruturado para facilitar o trabalho de engenheiros, arquitetos e investidores. "Hoje, conseguimos emitir um Habite-se em até 15 dias. Nosso objetivo é aproximar o poder público do setor produtivo e da população, garantindo agilidade e segurança jurídica em todas as etapas do processo", finalizou.