Semana Senac de Leitura oferece programação gratuita no Vale do Paraíba

Evento reúne atividades culturais e incentiva o hábito da leitura entre os dias 27 e 30 de abril


Entre os dias 27 e 30 de abril, o Vale do Paraíba recebe a Semana Senac de Leitura, realizada pelo Senac São Paulo em diversas unidades da rede.

Em sua 11ª edição, o evento traz como tema "Raízes e Saberes: a cultura brasileira em palavras", propondo valorizar a palavra em suas múltiplas linguagens ? oral, escrita, musical e audiovisual ? como eixo central da identidade cultural.

A programação é totalmente gratuita e voltada à comunidade escolar, acadêmica e ao público em geral interessado em literatura. Na região, as atividades ocorrerão no Centro Universitário Senac - Campos do Jordão, Senac Guaratinguetá, Senac Pindamonhangaba, Senac São José dos Campos e Senac Taubaté.

A agenda inclui exposições, palestras, rodas de conversa, apresentações artísticas e a tradicional Feira de Troca de Livros. Para participar, os títulos devem estar em bom estado e podem ser de literatura nacional, estrangeira, infantil ou infantojuvenil. Não serão aceitos materiais didáticos, livros de cunho político/partidário ou religioso, dicionários, enciclopédias, teses e outros materiais específicos.

A iniciativa busca estimular a formação de comunidades leitoras e o pensamento crítico, transformando bibliotecas em espaços de convivência e mediação cultural.

Um levantamento do Núcleo de Pesquisa e Inovação em Educação Profissional do Senac aponta que 59,47% dos estudantes do Ensino Médio Técnico afirmam gostar de ler, enquanto 69,78% associam a leitura ao lazer. No entanto, 50,37% desses alunos leram entre um e três livros no último ano, indicando a necessidade de incentivo à prática.

Nesse contexto, a Semana Senac de Leitura cumpre papel importante ao ampliar o repertório cultural e estimular o contato com diferentes formas de expressão.

Em Pindamonhangaba, a unidade do Senac está localizada na Rua Suíça, nº 1.255, no bairro Santana.