As escolas da Unidade Regional de Pindamonhangaba realizaram desde o início do ano ações voltadas ao estudo e reflexão do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em todas as 42 unidades pertencentes à Regional. A iniciativa faz parte do cronograma formativo da pasta Grêmio/Conviva e visa a formação integral dos estudantes, com foco não somente nos direitos, mas também nos deveres das crianças e adolescentes.
Uma das etapas de socialização deste estudo acontece hoje, 14 de agosto, no IV Encontro Gremista, realizado no Lar São Judas, reunindo mais de 600 pessoas entre estudantes, articuladores e convidados. O encontro contará com atividades voltadas ao estudo, debate e reflexão sobre o ECA.
A programação terá a participação da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB 52ª subseção Pinda, da unidade SENAC, do Projeto Dialogar - Rede Salesianas, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) e de profissionais da Psicologia Escolar, integrantes do Programa Psicólogos nas Escolas. Para o evento, as escolas prepararam painéis com as temáticas estudadas, organizadas em seis eixos: direito à vida, à liberdade e dignidade, à convivência familiar, à educação e cultura, à profissionalização e sobre o papel da União, do Estado e Município.
Cada unidade escolar produziu um painel construído pelos estudantes após o estudo dos eixos, reforçando o compromisso da Regional com uma educação de qualidade, equânime e eficaz para a construção de uma sociedade mais justa. Após o evento, as escolas realizarão até outubro as conferências estudantis dos Direitos das Crianças e Adolescentes.
Paralelamente, entre os dias 11 e 15 de agosto, a Unidade Regional de Ensino de Pindamonhangaba aplica um simulado do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) aos estudantes do 9º ano e da 3ª série do Ensino Médio. A avaliação de larga escala, organizada pelo governo federal a cada dois anos, compõe o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), cuja edição oficial está prevista para outubro de 2025.
Para este simulado, a Seduc-SP elaborou questões baseadas nos descritores do exame oficial de Língua Portuguesa e Matemática. Os resultados servirão como diagnóstico para identificar avanços e definir intervenções pedagógicas voltadas à melhoria do aprendizado.
O SAEB tem como objetivo diagnosticar a qualidade da educação básica no Brasil, tanto em escolas públicas quanto particulares. A prova é aplicada aos alunos do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, com resultados divulgados no ano seguinte, atrelados aos dados de fluxo escolar.
A fim de apoiar as unidades neste processo, a Unidade Regional de Pindamonhangaba realizou, no dia 6 de agosto, uma formação específica para os coordenadores pedagógicos das escolas, garantindo alinhamento e preparo para a aplicação das avaliações.