Polícia Militar Ambiental apreende 461 unidades de Palmito Juçara, na zona rural de Monteiro Lobato

Não foram encontrados os autores dos cortes


Ainda na última sexta-feira (6), a PM Ambiental recebeu uma denúncia anônima alegando que no bairro Turvo de Cima, em Monteiro Lobato, haviam pessoas no interior da mata fazendo extração ilegal. A equipe foi até o local e encontrou cortes recentes de Palmito Juçara, porém não encontrou os infratores.

Tendo em vista os vestígios recentes na mata, as equipes retornaram no sábado (7) dando continuidade às buscas, e localizaram cinco pontos distintos de fechos de palmito. A espécie é ameaçada de extinção

Ao todo, foram contabilizadas 461 unidades in natura de Palmito Juçara que foram conduzidos até o 3° DP de São José dos Campos, onde o delegado de plantão elaborou o boletim de ocorrência. Posteriormente, o produto florestal apreendido foi destinado para destruição na Urbanizadora Municipal de São José dos Campos (URBAM).

No último mês, houve um aumento nas ocorrências de extração ilegal de Palmito Juçara (confira um dos casos AQUI). Além de ser extraído de forma irregular, o preparo desse palmito é totalmente sem higiene e na maioria dos casos feito na própria mata, com a utilização de produtos químicos para manter sua aparência branca.

O consumo desse produto pode causar infecções e doenças como o Botulismo. Por esse motivo, é de grande importância que a população denuncie esse crime. A denúncia é totalmente anônima e pode ser feita pelos telefones (12)3608-2350 ou (12)3621-5598.