Vale do Paraíba Está em Alerta Máximo para Queimadas até Quinta-feira (5)
A combinação da ausência de chuvas e a baixa umidade do ar são os principais fatores que elevam o risco de incêndios florestais, colocando todo o estado de São Paulo em alerta nesta semana.
O Vale do Paraíba está em estado de grande risco para queimadas até a próxima quinta-feira (5), conforme o Mapa de Risco de Incêndio publicado pelo Centro de Gerenciamento da Defesa Civil Estadual (CGE).
A combinação da ausência de chuvas e a baixa umidade do ar são os principais fatores que elevam o risco de incêndios florestais, colocando todo o estado de São Paulo em alerta nesta semana. O Mapa de Risco de Incêndio utiliza um sistema de cores para classificar os níveis de risco:
Amarelo: risco baixo Laranja: risco alto Vermelho: alerta Roxo: emergência
Atualmente, a região do Vale do Paraíba apresenta uma classificação que varia entre amarelo, laranja, vermelho e roxo, dependendo do dia. No último domingo (1º), o alerta foi roxo, indicando o grau máximo de perigo para incêndios. O risco permanece alto até quinta-feira, com alerta vermelho. O Mapa de Risco de Incêndio é uma ferramenta para o monitoramento de queimadas e vegetação durante o período de estiagem.
O sistema opera 24 horas por dia, utilizando algoritmos que analisam dados sobre a quantidade de chuva, cobertura vegetal, umidade do ar e do solo, temperatura e velocidade do vento.
Diariamente, o CGE envia o mapa para todas as Coordenadorias Municipais, que recebem alertas específicos quando estão em áreas de maior risco.
Recomendações da Defesa Civil:
Em função do alerta elevado, a Defesa Civil emitiu uma série de recomendações para a população:
Não colocar fogo em áreas de vegetação seca; Não jogar bitucas de cigarro nas beiras de rodovias; Não realizar a limpeza da área rural utilizando fogo; Não queimar lixo; Não soltar balões.