Notícias
De acordo com a Defesa Civil estadual, a mudança climática é provocada pela chegada de uma frente fria, que cria condições para temporais com raios e rajadas de vento.
Confira.
A expectativa do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) é que mais de 25 mil veículos utilizem a rodovia durante os três dias de feriado.
O sol pode aparecer em alguns momentos, mas sem intensidade suficiente para elevar as temperaturas, que não devem ultrapassar os 30ºC até o domingo (17).
Na quarta-feira (13), os efeitos da frente fria serão ainda mais intensos, com previsão de pancadas de chuva acompanhadas de raios, o que resultará em céu mais nublado e queda nas temperaturas.
As chuvas poderão ser acompanhadas de raios, rajadas de vento e até granizo, resultado da passagem de uma frente fria pela costa do Sudeste.
Esta segunda-feira (4) amanheceu com tempo instável, e a expectativa é de um padrão de "chove e para" ao longo da semana.
A previsão do ClimaTempo indica que o feriado será marcado por períodos de sol pela manhã, com nuvens ao longo do dia, mas sem grandes chances de chuva.
As temperaturas não devem ultrapassar os 30°C na região, mas o fim da semana promete menos nebulosidade, intensificando a sensação de calor.
A Defesa Civil recomenda atenção redobrada, especialmente em áreas de risco, devido à previsão de mais chuvas intensas e fortes ventos para a região.
Embora os alertas indiquem perigo potencial, o risco de eventos mais graves, como cortes de energia, estragos em plantações, quedas de galhos de árvores e alagamentos, é considerado baixo.
Os moradores da região devem ficar atentos à possibilidade de temporais e mudanças repentinas nas condições meteorológicas ao longo da semana.
Com o solo ainda encharcado pelas chuvas das últimas 24 horas, a Defesa Civil recomenda atenção em áreas mais vulneráveis, devido ao risco de deslizamentos e outros transtornos.
A população é orientada a redobrar os cuidados nas próximas horas, evitando se expor a condições adversas e permanecendo em locais seguros.
Os temporais devem começar nesta sexta-feira e se estender por todo o fim de semana.
A Defesa Civil emitiu um alerta para a possibilidade de tempestades com raios e fortes rajadas de vento na região.
A Defesa Civil recomenda cuidados com a saúde, como hidratação constante e proteção solar. Atividades físicas ao ar livre devem ser evitadas nos horários mais críticos, e é aconselhado o uso de soro nos olhos e nariz.
De acordo com o Climatempo, a qualidade do ar pode piorar, aumentando o risco de queimadas e prejudicando a visibilidade em diversas áreas do país.
O alívio no calor será breve, pois a frente fria perderá força rapidamente e as temperaturas voltarão a subir no domingo (29).
De acordo com o Inmet, as condições são favoráveis para que as chuvas fiquem abaixo da média climatológica em todo o estado de São Paulo.
O domingo será marcado por céu nublado e possibilidade de garoa ao longo do dia.
Segundo Meteorologistas do Climatempo , a "chuva preta" é uma das consequência do acúmulo de poluentes no ar durante os dias quentes e secos.
De acordo com cientistas, o mês de agosto foi o mais quente já registrado no planeta.
O alerta prevê que a onda de calor se estenda até o fim de terça-feira (10). Durante esse período, as temperaturas podem ficar até 5°C acima da média.
Confira mais informações