Frente fria com ciclone extratropical pode provocar ventos de até 60 km/h no Vale e Litoral Norte nesta terça-feira (29)

Mesmo com a ventania, a previsão é de tempo firme nas duas regiões.


Após ventos intensos de até 90 km/h registrados na manhã de segunda-feira (28), o Vale do Paraíba e o Litoral Norte de São Paulo devem continuar enfrentando rajadas fortes nesta terça (29), embora com menor intensidade. A previsão é de ventos de até 60 km/h, segundo o meteorologista Giovanni Dolif, do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais).

A continuidade dos ventos ocorre devido à aproximação de uma frente fria associada a um ciclone extratropical que está muito próximo da costa paulista. "Normalmente, as frentes frias vêm com o ciclone longe. Mas esse está colado na costa, o que potencializa os ventos", explicou Dolif.

Mesmo com a ventania, a previsão é de tempo firme nas duas regiões. A frente fria que chega traz ar seco e continental, sem expectativa de chuva significativa. "Os ventos vão ter longa duração, mas amanhã será um dia ensolarado, mesmo no litoral e no Vale", disse o meteorologista.

De acordo com o Cemaden, os ciclones extratropicais são sistemas de baixa pressão atmosférica que provocam condições climáticas adversas em larga escala. O relevo da região também contribui para a intensidade dos ventos.

Além das rajadas, a frente fria provocará queda nas temperaturas nos próximos dias. As máximas devem ficar em torno de 18°C no Litoral Norte e de 20°C no Vale. Em São José dos Campos, a mínima pode chegar a 6°C na quarta-feira (30). A expectativa é que o frio persista até o fim de semana.