O 8° Festival de Música da Juventude, promovido pela Prefeitura de Pindamonhangaba terá suas inscrições de 30 de julho a 12 de setembro de 2021. Para fazer a inscrição o candidato deverá acessar o site de Pinda, clicar no link 8° Festival de Música da Juventude e preencher os campos solicitados. Serão selecionados 10 Composições inéditas e 10 interpretações.
A divulgação dos selecionados será no dia 20 de setembro de 2021, a partir das 16h, no site de Pinda e enviado por e-mail a todos os inscritos. Haverá premiação para os três primeiros candidatos das duas categorias com valores entre R $751,17 e R $3.004,68, além de gratificação com troféus para os vídeos mais curtidos.
O objetivo do festival é incentivar a música entre a juventude, revelar novos talentos e promover o intercâmbio artístico cultural. Poderão participar compositores e intérpretes da faixa etária entre 15 e 29 anos, residentes em Pindamonhangaba (em caso de grupo, metade mais um deverá residir no município). O Festival será realizado nos dias 01, 02 e 03 de outubro, em plataformas virtuais da Prefeitura Municipal.
O evento abrange todos os gêneros musicais e será dividido em duas categorias: Interpretação e Composição Inédita. O participante poderá inscrever apenas uma música, escolhendo uma das categorias. Para a categoria Composição as obras devem ser inéditas, consideradas como tal quando ainda não gravadas comercialmente. A proposta poderá ser gravada com dispositivos móveis, como celulares, câmeras fotográficas ou câmeras de vídeo, utilizando recursos de edição ou não. O conteúdo deverá ser gravado na horizontal e ter boa qualidade de imagem e som.
De acordo com o secretário de Turismo e Cultura, Alcemir Palma, o evento foi pensado exclusivamente para os artistas do município. "O Festival de Música da Juventude é uma oportunidade para os músicos mais jovens do nosso município mostrarem seu talento. Assim como no ano passado, ele será virtual e específico para aqueles que moram em Pindamonhangaba. Portanto é uma chance a mais para os músicos da nossa cidade", finaliza Alcemir Palma.