Carnaval do Parque Vicentina Aranha homenageia Mestres do Samba

Série de shows nas manhãs de domingo contará com caricatura dos sambistas e oficina de máscaras para a criançada


Para celebrar o carnaval sem aglomeração, mas com muita alegria, o Parque Vicentina Aranha fará uma série de apresentações para homenagear grandes compositores e intérpretes do Brasil, nas vozes de cantores e cantoras do Vale do Paraíba. Os shows gratuitos acontecerão aos domingos, a partir das 10h30, no Bambuzal do parque.

Para abrir a programação do projeto Mestres do Samba, neste domingo (6), o cantor Luciano Lugão interpretará grandes sucessos de Jorge Aragão. Nascido no subúrbio de Padre Miguel, no Rio de Janeiro, o músico despontou em 1976, quando Elza Soares gravou sua composição "Malandro" (com Jotabê). Foi integrante do grupo Fundo de Quintal e um de seus principais compositores e letristas, tendo se dedicado posteriormente à carreira solo.

Já no dia (13), a homenagem vem em dose dupla. A cantora Kaká Rodrigues, que vive em Taubaté, é quem dá o tom aos sucessos das saudosas Beth Carvalho e Dona Ivone Lara. Referência no universo do samba, durante sua vida Beth apoiou uma série de cantores e compositores iniciantes que viraram referência no gênero, como Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Jorge Aragão e o grupo Fundo de Quintal, tornando-se conhecida como a Madrinha do Samba. Já Dona Ivone Lara, dedicou décadas de sua vida à enfermagem e ao serviço social antes de seguir a carreira musical. Consagrou-se como a primeira mulher a integrar a Ala de Compositores da escola de samba Império Serrano, assinando o samba-enredo "Os Cinco Bailes da História do Rio", em 1965, listado entre os melhores de todos os tempos.

Dando sequência à série de homenagens, no dia 20, o integrante do tradicional grupo Ratatuia, Magela, apresentará o melhor do Zeca Pagodinho. O boêmio teve seu primeiro sucesso, "Camarão Que Dorme a Onda Leva", gravado por Beth Carvalho. A partir daí, despontou entre os grandes nomes da música. "Imortal" da cultura brasileira, o sambista ocupa a cadeira 29 da Academia Brasileira de Cultura.

Encerrando a programação do Mestres do Samba, no dia 27, a joseense Glauce Santos, cantora do Grupo Nossa Raiz, entoará os sucessos de AlcioneNascida em São Luís do Maranhão e dona de uma voz inconfundível, a Marrom, apelido que ganhou desde o início de sua carreira artística, detém um glorioso currículo que inclui os principais palcos do Brasil e do mundo.

Oficina para os pequenos foliões

Em alusão à mascote mais charmosa da cidade, durante todas as apresentações do projeto Mestres Samba, aos domingos, as crianças poderão soltar a imaginação e entrar na folia na Oficina de Confecção de Máscaras D'angolinha. Para animar ainda mais os pequenos, ao final das oficinas acontecerão desfiles de fantasia com os minifoliões.

Caricaturas com Zeco Rodrigues

As manhãs musicais do Mestres do Samba também contarão com o talento do cartunista Zeco Rodrigues, que ilustrará, ao vivo, o sambista homenageado no dia. Zeco, que nasceu em São Paulo e vive em São José dos Campos desde os 14 anos, tem formação pela Escola Panamericana de Arte e pela Escola de Belas Artes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Aprofundou-se no universo das caricaturas como autodidata e, desde então, desenha caricaturas ao vivo em eventos, seja em lápis e papel ou com aerógrafo e pincel, em painéis, muros e telas.

O projeto Mestres do Samba é uma realização da AFAC - Organização Social de Cultura, gestora do Parque Vicentina Aranha, e da Prefeitura Municipal de São José dos Campos, em parceria com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) e com patrocínio do Mercadinho Piratininga.