Pedro Iaco apresenta show "Pedro Iaco e Amigos do Mar" e mergulha em fábulas, lendas e mistérios de um Brasil profundo
O evento acontece em 19 de fevereiro no teatro Municipal de Ubatuba e será acompanhado de um workshop do artista com dinâmicas vocais em meio à natureza
Uma voz que toca, um violão que canta. É essa inexplicável afinidade que Pedro desperta nas sensações de quem ouve. Tido como "Melhor Cantor" brasileiro em 2021 pelo Prêmio Profissionais da Música, o artista dedica-se à expansão da voz como instrumento, explorando as fronteiras quase mágicas entre o canto e o uivo. Discípulo dos consagrados músicos Guinga, Bobby McFerrin e Tommy Emmanuel, o cantor anuncia o show "Pedro Iaco e Amigos do Mar", uma experiência imersiva inspirada no folclore do litoral brasileiro, com canções inéditas que irão compor seu terceiro álbum. A apresentação acontece em 19 de fevereiro no Teatro Municipal de Ubatuba, São Paulo, e será acompanhada do workshop exclusivo "Gruta que Chora: Cantos Circulares", que o artista realizará na praia da Sununga no dia 18 de fevereiro.
"O concerto é um mergulho nas fábulas, lendas e mistérios de um Brasil profundo, onde a plateia será convidada a entrar nas águas participando do show com a voz", descreve o artista. Além de refletir a experiência do compositor com o litoral brasileiro, o projeto traz referências que vão "desde a herança caiçara de Dorival Caymmi à Tom Jobim; do sagrado da música africana ao impressionismo erudito de Erik Satie; do profano da cultura popular ao ponto de terreiro", finaliza Pedro. O repertório contará com 10 músicas, incluindo as já lançadas: "Nó de Marinheiro" - composição em parceria com Guinga, premiada no Festival Nacional da Canção (2021) - e "Anjo Agreste", uma homenagem a Domingos Montagner.
Para o workshop, Pedro utilizará influências de Rhiannon, cantora residente no Havaí que realiza dinâmicas vocais criativas com a natureza. "Os participantes criam um círculo e são convidados a cantar, estimulados pela voz do mar. As ondas, o vento e pássaros serão os nossos maestros no círculo", complementa o artista.
Em fevereiro, Pedro irá gravar um show virtual nomeado de "Pedro Iaco Solo". A produção também engloba o workshop online "Esculpindo Canções" que abordará o processo de composição e esculpimento de uma música.
Recentemente, o artista realizou uma turnê de cerca de dois meses na Europa, onde se apresentou ao lado de Yamandu Costa, Manuel Linhares, Mû Mbana e Elodie Bouny. Para 2022, Pedro já planeja dois discos e parcerias ao lado de grandes nomes da música brasileira.
Sobre Pedro Iaco:
Pedro Iaco é cantor, violonista e compositor. Sua voz toca a fronteira entre o real e a fantasia, da música brasileira à música das esferas: estudou e se apresentou com os mestres Guinga, Bobby McFerrin e Tommy Emmanuel. Em seu EP de estreia "Pedro Iaco" (2019), o cantor reúne autorais e composições de Guinga e Yamandu Costa. "Rio Escuro" (2017) é seu primeiro álbum, com participações de André Mehmari, Tiganá Santana, Edu Ribeiro, Douglas Alonso e Fi Maróstica. Com produção de Emiliano Castro, o disco foi eleito entre os 100 melhores discos da música brasileira. Andanças mundo afora presentearam cruzamentos artísticos com artistas como: Luisa Lacerda, Ilessi, Lior Shoov, Manuel Linhares, Augusto Teixeira, Beatriz Nunes, Joey Blake, Roger Treece, Rhiannon, Mû Mbana, Tiganá Santana, Edu Ribeiro e André Mehmari, entre outros. Sua voz viaja em shows e workshops realizados no Brasil, Alemanha, Espanha, EUA, França, Inglaterra, Escócia, Portugal e Suécia.