PM de SP fortalece suas operações de transporte médico e resgate com a aquisição de um novo helicóptero

A Polícia Militar agora conta com a primeira aeronave H135, um helicóptero bi turbinado e totalmente equipado para realizar operações aero médicas complexas, incluindo transferência de pacientes em estado grave e transporte de órgãos.


A partir desta segunda-feira (10), a população paulista ganha maior segurança e tecnologia nas operações de transporte e resgate aeromédico. O governador Tarcísio de Freitas entregou o novo helicóptero Águia 33 na sede do Comando de Aviação da Polícia Militar, localizado no Campo de Marte, em Santana, zona norte de São Paulo.

O Águia 33, modelo H135, é a primeira aeronave biturbinada do estado, totalmente equipada para realizar transporte aeromédico. Essa modernização das ações de salvamento da PM foi destacada pelo governador, que ressaltou o sucesso das operações aéreas realizadas durante as chuvas em São Sebastião, em fevereiro. A entrega contou com a presença do secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, além de parlamentares e autoridades policiais de São Paulo.

O helicóptero H135 é o primeiro modelo biturbinado leve com equipamentos aeromédicos embarcados. Possui capacidade para transportar até sete pessoas e está equipado com guincho elétrico, podendo eventualmente transportar uma segunda maca. É o mesmo modelo utilizado pelos principais operadores aeromédicos do mundo e possui recursos avançados, como radar meteorológico, radar altímetro, sistema de anticolisão com outras aeronaves, possibilidade de utilização de óculos de visão noturna e visão sintética dos obstáculos.

Com essa aquisição, as Polícias Civil e Militar agora contam com um total de 35 aeronaves, sendo 32 da PM, incluindo 29 helicópteros do Águia 33 e três aviões. Essa frota aérea desempenha um papel fundamental no policiamento urbano, rodoviário, de choque, de trânsito, em salvamentos aquáticos e terrestres, combate a incêndios e transporte de autoridades.

O novo helicóptero representa um avanço significativo em termos de tecnologia em relação aos equipamentos anteriormente utilizados em São Paulo. Enquanto as ocorrências aeromédicas eram atendidas anteriormente com a aeronave monoturbinada Esquilo, modelo AS350, o H135 agora proporciona maior eficiência, segurança e rapidez nas missões aeromédicas, aumentando a capacidade de serviços de salvamento e resgate aéreo.