Durante os dias 24 e 25 de maio, uma operação conjunta envolvendo a Polícia Militar Ambiental e o Ministério Público de São Paulo mobilizou 450 Policiais Militares e Promotores de Justiça do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (GAEMA) em todo o Estado. O principal objetivo dessa ação estratégica foi a prevenção de incêndios florestais e seus impactos na saúde da população.
Ao longo desses dias intensos, foram minuciosamente vistoriadas 556 propriedades rurais, nas quais os proprietários receberam orientações precisas sobre as medidas de prevenção, incluindo a manutenção adequada dos aceiros nos canaviais e a implementação de planos de prevenção contra incêndios.
As equipes percorreram 4.696 quilômetros de aceiros e 8.036 quilômetros de margens de rodovias (faixas de domínio), bem como zonas de amortecimento de unidades de conservação. Essa ação incansável visa garantir a proteção efetiva de nossas áreas naturais e evitar a propagação descontrolada de incêndios.
O êxito dessa operação e os números expressivos alcançados são resultado não apenas da dedicação dos policiais militares ambientais e promotores, mas também pelo reforço das 61 novas viaturas recebidas da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística e já empregadas nessa importante missão de proteger todas as formas de vida.
No decorrer das operações, em Guararema/SP, uma fábrica clandestina de balões foi fiscalizada . O local revelou-se uma verdadeira central de produção desses artefatos perigosos para a vida, contando com máquinas pesadas, uma quantidade considerável de papel de seda e outros materiais suficientes para a montagem de pelo menos 50 balões. Além disso, 13 balões prontos para soltura foram apreendidos, impedindo sua utilização irresponsável.
Essas ações conjuntas e determinadas continuarão ao longo de todo o período de estiagem, com previsão de término somente no mês de outubro. Estamos comprometidos com a preservação ambiental e a segurança da população e das demais espécies.