Prefeitura de Taubaté realiza fiscalização contra furto com a Operação Ferro Velho

A ação, que teve início neste ano na terça-feira, 2, concentra-se na identificação de galpões de ferro velho


Nesta quarta-feira, 3, a Prefeitura de Taubaté, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM) e da equipe de fiscalização de posturas da Secretaria de Serviços Públicos, realizou a "Operação Ferro Velho" com o propósito de coibir furtos de fiação, receptação e a comercialização ilegal e outras irregularidades em estabelecimentos.

A ação, que teve início neste ano na terça-feira, 2, concentra-se na identificação de galpões de ferro velho, reciclagem e pontos de venda de sucatas que adquirem materiais provenientes de atividades ilícitas, como o furto de fios de cobre de postes da rede elétrica e prédios públicos.

Nos dois dias iniciais da operação, a fiscalização já visitou oito pontos de comercialização diferentes, resultando na apreensão de mais de 200 kg de fios de cobre. Um estabelecimento foi fechado devido a irregularidades no alvará de funcionamento.

A ação percorreu diversos locais, incluindo a Chácara São Silvestre, Caixa D'água, Sandra Maria e a extensão da avenida Bandeirantes, cruzando o Jardim Maria Augusta e Centro.

Em 2022, foram fiscalizados 43 estabelecimentos na cidade. Já no ano passado, foram 17, resultando em autuações com medidas administrativas e, em alguns casos, encerramento das atividades.

A Prefeitura de Taubaté está dedicada a expandir esse trabalho para combater de maneira cada vez mais efetiva o furto de fiação e a comercialização ilegal desses materiais, que não apenas acarretam prejuízos financeiros, mas representam um perigo para a segurança pública de forma geral.