Convenções começam a definir candidatos; Alckmin lidera tempo de TV

Apoio do PTB à Alckmin agora provoca pressão junto às lideranças dos demais partidos, diz cientista político


Pré-candidato pelo PSDB, ex-governador paulista espera ainda  confirmar a aliança com seis partidosPré-candidato pelo PSDB, ex-governador paulista espera ainda confirmar a aliança com seis partidos (Foto : Arquivo AgoraVale)Partidos políticos iniciam nesta sexta-feira (20) as convenções nacionais que vão decidir os candidatos à Presidência da República, nas eleições de outubro. A legislação eleitoral determina que os nomes dos candidatos a presidente e a vice têm que ser aprovados nas convenções até 5 de agosto e registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até 15 de agosto.

O cenário das coligações ainda se mostram indefinidos, mas há neste momento 18 pré-candidatos. Esse número já foi superior a 20 porque vários pretendentes à disputa desistiram no meio do caminho, enquanto outros foram barrados pelos partidos políticos.

O total de candidatos poderá ser menor, já que alguns partidos, como o DEM, o SD e o PCdoB, estão sendo provocados a desistir da candidatura própria para apoiar chapas mais competitivas.

"Quando o Executivo está forte, tentando a reeleição ou fazer o sucessor, a tendência é que a coligação governista seja reproduzida, a oposição se organize e até surja a terceira via. Neste ano, o governo não tem um candidato forte nem colocou peso no candidato da oposição. Isso levou à pulverização de candidaturas", disse o cientista político Leonardo Barreto.

Alckmin lidera tempo de TV - Após vencer o “fogo amigo” dentro do próprio partido,  Geraldo Alckmin, pré-candidato a presidente pelo PSDB, lidera o ranking do tempo de TV. Com a garantia de apoio do PSD na semana passada, o ex-governador paulista praticamente fechou ontem a aliança com o PTB e passa a ter 3 minutos de tempo de TV garantidos para uma campanha eleitoral.

No entanto, o tucano acredita que possa chegar a 7 minutos, caso se confirme uma aproximação com PPS, Podemos, PRB, PSC, PSDC e PV. Segundo Sérgio Pra, cientista político da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o apoio do PTB à Alckmin provoca agora uma certa pressão
junto às lideranças dos demais partidos e candidatos que ainda não firmaram alianças.

Outros pré-candidatos no topo das pesquisas poderão ter menos tempo eleitoral que o falecido ex-candidato do Prona, Eneas Carneiro. Jairo Bolsonaro (PSL) tem atualmente 7 segundos e ainda não conseguiu firmar alianças, o mesmo ocorrendo com Marina Silva (Rede) conta com apenas 4 segundos. Ciro Gomes (PDT) tem atualmente minuto.