Uma das surpresas na campanha eleitoral em Pindamonhangaba foi o fato do Partido Verde não participar da frente partidária que visava a reeleição de Vito Ardito Lerário (PSDB) para apoiar o atual prefeito Isael Domingues (PR). Líder regional da legenda, o deputado estadual Padre Afonso Lobato foi o responsável pela articulação. “Fui percebendo que a sociedade pindense reclamava certa mudança. E eu então fui convidado a ouvir umas propostas do dr. Isael.”
No entanto, a composição enfrentou resistências. Segundo Padre Afonso, alguns membros do partido tinham cargos dentro da administração tucana e se recusaram a apoiar o candidato do PR. Eles acabaram deixando o partido.
O deputado da Frente Parlamentar do Vale do Paraíba argumenta ainda que as reuniões do conselho de prefeitos da RMVale e os encontros do Codivap são ineficazes e não seduzem os prefeitos. Segundo ele, o Codivap precisa se reinventar. “O povo está cansado de uma política que não construa e que não corresponda às suas expectativas”.