O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de 71 anos, foi condenado a 9 anos e 6 meses de prisão por crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Essa é a primeira condenação de Lula pelo juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal, em Curitiba, na Operação Lava Jato. A sentença foi publicada nesta quarta-feira (12).
A condenação envolve o caso da compra e reforma do apartamento triplex no Guarujá. Na mesma sentença, o juiz absolveu Lula pelos crimes de "imputações de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo o armazenamento do acervo presidencial por falta de prova suficiente da materialidade". Esse processo envolve a suspeito do recebimento de R$ 3,7 milhões em propina por contratos com a empreiteira OAS e Petrobras.
O ex-presidente ainda responde como réu em outros dois processos na Lava Jato, ligados à Operação Janus - sobre contratos no BNDES, e à Operação Zelotes - sobre vendas de medidas provisórias.
Lula também foi denunciado em caso envolvendo um sítio em Atibaia, e em outros dois inquéritos na Lava Jato: formação de organização criminoso para fraudar a Petrobras e obstrução das investigações quando tomou posse como ministro de Dilma.
A defesa do ex-presidente ainda não se pronunciou sobre a condenação.