Lula tem dreno retirado e segue em recuperação no hospital Sírio-Libanês

De acordo com os médicos, o presidente permanece lúcido, orientado e conversando normalmente.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve o dreno cerebral retirado na noite de quinta-feira (12), conforme boletim médico divulgado pelo hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O dispositivo havia sido colocado na madrugada de terça-feira (10) após um procedimento para tratar um hematoma subdural.

Estado de saúde e evolução

De acordo com os médicos, Lula permanece lúcido, orientado e conversando normalmente. Ele também tem se alimentado bem e recebido visitas de familiares. Apesar da boa evolução, o presidente segue monitorado na UTI com recomendação de repouso.

O cardiologista Roberto Kalil Filho destacou que Lula deve evitar qualquer tipo de estresse enquanto permanece no hospital. "Ele está apto a exercer qualquer atividade, mas a orientação é que não trabalhe enquanto está internado", explicou Kalil.

Próximos passos

Nesta sexta-feira (13), Lula deve deixar a UTI, passando a receber cuidados em uma unidade menos intensiva. A previsão de alta hospitalar é para a próxima semana, com expectativa de que o presidente possa retornar à residência oficial no Palácio da Alvorada em Brasília logo após.

"A alta será hospitalar, mas não médica", ressaltou Kalil, indicando que Lula precisará manter acompanhamento regular para garantir a plena recuperação.

Procedimentos realizados

Na manhã de quinta-feira (12), o presidente passou por um cateterismo complementar e por uma embolização da artéria meníngea média. Os médicos consideraram os procedimentos um sucesso e afirmaram que foram realizados para minimizar os riscos de novos sangramentos.

O cateterismo começou às 7h25 e durou menos de uma hora. A equipe médica afirmou que não houve complicações e que a recuperação do presidente segue dentro do esperado.

Apoio familiar e mensagens de Janja

Lula recebeu a visita de seus filhos Marcos Cláudio, Fábio Luís e Sandro Luiz, além do neto Thiago Trindade Lula da Silva. Nas redes sociais, a primeira-dama Janja Silva comemorou a evolução do quadro de saúde do presidente.

"Lula está muito bem, e em breve estaremos em casa. Estamos felizes pela certeza de que em mais uns dias essa página estará virada, e ele estará plenamente recuperado", escreveu Janja.

A equipe médica do hospital segue monitorando o quadro de Lula, atualizando a família e tranquilizando sobre a boa recuperação do presidente.