Em um dos cenários simulados, Tarcísio aparece com 44% das intenções de voto, seguido por Pablo Marçal (20%), Geraldo Alckmin (13%) e Alexandre Padilha (5%).
Uma pesquisa do Instituto Realtime Big Data, divulgada na sexta-feira (14), aponta o governador Tarcísio de Freitas como favorito para a reeleição ao Governo de São Paulo em 2026. Segundo o levantamento, Tarcísio tem larga vantagem em diversos cenários analisados, reflexo da alta aprovação de sua gestão, que chega a 62%. O estudo foi realizado com 1.500 entrevistados em todo o estado no dia 13 de fevereiro e tem margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
Em um dos cenários simulados, Tarcísio aparece com 44% das intenções de voto, seguido por Pablo Marçal (20%), Geraldo Alckmin (13%) e Alexandre Padilha (5%). Já em um embate contra Guilherme Boulos, o governador tem 42%, enquanto o deputado federal do PSOL soma 21%. Em um cenário mais enxuto, com Tarcísio, Alckmin e Padilha, o atual governador chega a 55% da preferência. Quando o adversário é Márcio França, esse índice sobe para 57%.
O cientista político Bruno Soller, do Realtime Big Data, destaca que a falta de um nome competitivo na oposição fortalece a posição de Tarcísio. "O governador é amplo favorito à reeleição. Não há, no momento, qualquer adversário que possa ameaçá-lo. O desempenho de Geraldo Alckmin, que já governou São Paulo quatro vezes, chama atenção por ser abaixo do esperado", analisou.
Cenários sem Tarcísio e possíveis sucessores
O levantamento também considerou um cenário em que Tarcísio de Freitas não disputa a reeleição, caso decida concorrer à presidência. Nesse caso, o atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, lidera a disputa com 37%, seguido por Alckmin (18%), Rodrigo Manga (9%) e Padilha (7%).
Caso Eduardo Bolsonaro entre na disputa, ele aparece com 42% da preferência, enquanto Alckmin soma 20% e Padilha, 6%. O ex-governador Geraldo Alckmin pontua no topo em três cenários diferentes, mas sem ultrapassar os 30%.
Tarcísio lidera no segundo turno
A pesquisa também simulou possíveis cenários de segundo turno, e Tarcísio venceria em todas as situações analisadas. Contra Alckmin, ele teria 58% dos votos, contra Márcio França, 59%, e contra Padilha, 61%. Na disputa com Pablo Marçal, o governador teria 48% da preferência, enquanto o adversário somaria 22%.
Avaliação dos governos estadual e federal
Além das intenções de voto, a pesquisa mediu a aprovação dos governos estadual e federal. A gestão de Tarcísio de Freitas tem aprovação de 62% dos paulistas, enquanto 33% desaprovam. Já o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem um cenário oposto: 39% de aprovação e 55% de desaprovação.
O AgoraVale é um site de noticias e entretenimento da Regiao Metropolitana do Vale do Paraiba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira - São Paulo - Brasil.
© Copyright AgoraVale 2025 . Todos os direitos reservados.
ou entre com o login AgoraVale.com
Text