Relator da Lava Jato revoga decisão de desembargador plantonista e mantem Lula preso

O juiz plantonista trabalhou na Presidência durante o segundo mandato de Lula e foi filiado ao PT por 19 anos.




O juiz federal João Pedro Gebran Neto, relator dos processos da Operação Lava Jato no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) revogou agora há pouco a decisão do desembargador plantonista Rogerio Favreto em favor da liberdade imediata do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Favreto havia concedido habeas corpus ao ex-presidente Lula na manhã deste domingo (8), mas logo em seguida foi contestado pelo juiz Sérgio Moro que recusou-se a cumprir a determinação de modificar a decisão da 8ª Turma, decisão que confirmou a condenação do ex-presidente. Moro alegou que o desembargador Rogério Favreto não tem competência para colocar Lula em liberdade.

Em seu texto, o relator expressou sua decisão da seguinte forma: "DETERMINO que a autoridade coatora e a Polícia Federal do Paraná se abstenham de praticar qualquer ato que modifique a decisão colegiada da 8ª Turma".

O desembargador plantonista Rogério Favreto foi uma indicação da ex-presidente Dilma Rousseff. Ele trabalhou na Presidência durante o segundo mandato de Lula e foi filiado ao PT por 19 anos.

Fonte: Agência Brasil